A motivação está atrelada aos traços de personalidade

Páginas: 9 (2142 palavras) Publicado: 23 de abril de 2012
Número de empresas de cosméticos no Brasil cresce 8,7% em 2005
A performance positiva que o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vem demonstrando nos últimos anos, a desoneração tributária conquistada para diversos produtos e o grande potencial de expansão apresentado por essa indústria estão entre os fatores que mais contribuem para a abertura de novas empresas do setor no Brasil.Segundo dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o país começa o ano de 2006 com um total de 1367 empresas devidamente autorizadas e regulamentadas junto à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em 2005, 109 novas fábricas foram instaladas em território nacional, registrando um aumento de 8,7% em número de empresas.
Um dosdestaques fica por conta da região nordeste: só na Bahia o número de indústrias obteve um crescimento de 90%. “Em 2003, tínhamos apenas cinco empresas regulamentadas no Estado. Hoje já são 21 e outras dez devem obter autorização de funcionamento até o fim do mês”, afirma Raul Menezes, presidente do Sindicosmetic (Sindicato da Indústria de Cosméticos e Perfumaria da Bahia). Um convênio firmado entre aABIHPEC e o Sindcosmetic auxilia na organização das empresas do setor e em sua aproximação com os órgãos governamentais. “Dessa forma, realizamos programas de capacitação e treinamento de profissionais visando a prospecção de novos mercados e o aumento de competitividade das empresas da Bahia no cenário nacional” completa. Segundo Menezes, a indústria baiana de cosméticos fechou 2005 com umfaturamento aproximado de R$ 40 milhões, além de gerar cerca de 300 novos empregos diretos.
Já o Estado do Rio Grande do Sul saltou de 95 para 105 indústrias no último ano. Para Iva Maria Cardinal, consultora do Sebrae/ RS e coordenadora do núcleo de cosméticos da ABIHPEC no Rio Grande do Sul, o próximo passo das empresas gaúchas será direcionar as atenções para o mercado internacional, buscandoincentivar as exportações do setor através da participação em feiras e rodadas de negócios internacionais. Para ela, uma das vantagens da indústria sulista é a proximidade de fabricantes de embalagem e matéria prima, que barateiam o custo do produto. “Atualmente possuímos uma infra-estrutura que agrega praticamente todos os elos da cadeia produtiva dentro do próprio Estado” completa.
Para João CarlosBasílio da Silva, presidente da ABIHPEC, um dos grandes objetivos da entidade é combater a informalidade sanitária no setor, despertando os profissionais para importância da regulamentação das empresas junto à ANVISA. Além disso, a entidade dá um tratamento especial às pequenas e médias empresas do setor. “Por serem ágeis e dinâmicas, elas conseguem identificar nichos de mercados especiais,lançaram produtos diferenciados e abriram novos mercados”, afirma Basílio. No último ano, a ABIHPEC apontou um crescimento de 12,5% no número de associados.


















NATURA


Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. Fundada em 1969por Antônio Luiz Seabra, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com planos de expansão para os Estados Unidos da América. O número de funcionários, chamado na empresa de "colaboradores", atingiu 5.919 em 2007.

Perfil

Em 2007 a companhia investiu cerca de R$ 108 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, consagrando-se como aempresa de cosméticos da América Latina que mais investe nessa área. Para desenvolver seus produtos, a Natura busca mobilizar amplas redes sociais capazes de integrar o conhecimento científico e a sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da biodiversidade botânica. Nas etapas de desenvolvimento e produção de seus cosméticos, a Natura não realiza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • traços de personalidade
  • traços e personalidades
  • Motivação atrelada a liderança
  • Teoria de traços de personalidade
  • Temperamento e tracos de personalidade
  • Teoria dos Traços de Personalidade
  • Traços da personalidade e liderança
  • Traços de personalidade componentes pet glamour

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!