A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Páginas: 6 (1389 palavras) Publicado: 2 de fevereiro de 2014
Tema: A motivação dos alunos do 6º AO 9º ANO PaRA A PRÁTICA DE Educação Física em escolas da rede pública de ensino.

1. INTRODUÇÃO
O principio da inclusão do aluno é o eixo fundamental que orienta a concepção e ação pedagógica da Educação Física Escolar, considerando todos os aspectos ou elementos, seja na sistematização de conteúdos e objetivos, seja no processo de ensino e aprendizagem,para preparar os indivíduos para vida em sociedade sem esquecer o desenvolvimento das aptidões individuais.
Além disso, aponta para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a afirmação de valores e princípios democráticos.
O objetivo deste trabalho enuncia-se como a preocupação de fazer os alunos sentir anecessidade do movimento corporal como fator implicativo na luta pelo bem-estar existencial.

1.1 Problematização
Hoje em dia a educação física está inclusa na grade escolar da rede pública e privada, visando melhorar a interação entre os alunos e a qualidade de vida dos mesmos. Foi observado que as aulas de Educação Física não estão sendo tão motivantes, os professores não a ensinam de formacorreta e deixam a desejar nas relações sociais e afetivas com os alunos, o que acabou tornando na maioria das vezes a própria aula um fator de desinteresse, além da falta de melhores locais e materiais.

A motivação depende muito das vontades dos alunos para que um determinado elemento motivacional tenha uma função positiva, ou seja, um aluno pode se sentir mais motivado ao praticarbasquetebol, e outro pode sentir o mesmo com relação ao voleibol.1

1.2 Problema
Qual a importância da motivação para uma melhor qualidade de vida aos alunos que freqüentam a educação física?
1.3 Hipótese
Para reverter esta situação de falta de motivação nas aulas de educação física, é necessário que o professor de Educação Física leve as aulas a sério, motive seus alunos, e procure direcioná-los paraa prática de maneira que venham a praticá-la também fora das aulas.
Atenção individual, diálogo e estimulação positiva são fundamentais para a realização de aulas mais representativas aos alunos, em especial levando a uma maior motivação e participação dos mesmos nas atividades propostas.
Além dos fatores relacionados ao professor, também existe o problema de ser uma instituição publica, poisnão há investimento necessário, na compra de materiais adequados e na estrutura da escola.
1.4 Justificativa
A motivação é importante para a compreensão da aprendizagem e do desempenho de habilidades motoras, pois tem um papel importante na iniciação, manutenção e intensidade do comportamento. Sem a presença da motivação, os alunos em aulas de Educação Física, não exercerão as atividades ouentão, farão mal o que for proposto.
Também é preciso considerar que entre os objetivos relevantes do ensino moderno desta disciplina, está o principio da motivação da prática dos esportes para o resto da vida. A isto se pode acrescentar que a educação física não deve ser uma prática por mera obrigação, mas sim que tenha características prazerosas.
1.5 Objetivos
1.5.1 Objetivo Geral
Identificarquais as causas que afetam estes adolescentes com a falta de motivação nas aulas de educação física.

1.5.2 Objetivo Específico
Analisar os efeitos no corpo e na mente do adolescente com o aumento da motivação.
2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
2.1 Desenho do estudo
O presente estudo procurou analisar as causas que afetam os adolescentes com a falta de motivação nas aulas de educação física,com isso, o projeto caracteriza-se pela natureza da pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. A pesquisa realizada para a origem dos dados foi em ambiente natural. O procedimento utilizado foi o método cientifico por observação não-participante. O mesmo estudo teve um questionário aplicado nas instituições que se dispôs a colaborar com o estudo.

2.2 Local
Os locais de coleta de dados foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!