A motivação da aprendizagem

Páginas: 10 (2400 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
A MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM
RESUMO
Atualmente a motivação dos alunos para a aprendizagem é o centro das atenções no processo educacional, uma vez que este reconhece que a aprendizagem é um processo pessoal, reflexivo e sistemático que depende do despertar das potencialidades do educando, de maneira sozinha ou com a ajuda do educador.
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Processo ensino-aprendizagem;Incentivo; professor e família.

Motivação ou motivo entendo ser tudo aquilo que move uma pessoa ou que a põe em ação ou a faz mudar o curso. Ela pode ser entendida como um fator psicológico ou como um processo. A motivação para a aprendizagem tornou-se um problema de ponta em educação, a sua ausência representa queda de qualidade na aprendizagem. A motivação é um processo que se dá no interior dosujeito, estando, entretanto, intimamente ligado às relações de troca que o mesmo estabelece com o meio, principalmente, seus professores e colegas. O esforço, principal indicador de motivação, só é utilizado se o aluno acreditar na capacidade do êxito.
Nas situações escolares, o interesse é indispensável para que o aluno tenha motivos de ação no sentido de apropriar-se do conhecimento. A autoraBock (1999, p. 120) destaca que a motivação continua sendo um complexo tema para a Psicologia e, particularmente, para as teorias de aprendizagem e ensino.
Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, pode-se constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivospara se chegar a esse estado.
Para se realizar qualquer coisa na vida, é necessário, primeiro, a vontade de realizá-la, senão nada acontecerá. Isso também ocorre na educação. Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender. Questõescomo organização da escola e da sala de aula são agentes motivadores.
A FAMÍLIA COMO PROPICIADORA DA MOTIVAÇÃO
Vale dizer que a aprendizagem vai acontecendo à medida que a criança vai construindo uma série de significados que são resultados das interações que ela fez e continua fazendo em seu contexto sócio afetivo. Nesse entendimento a tarefa fundamental da família é promover o “encontro com oprazer de aprender". Muitas habilidades emocionais podem ser desenvolvidas na relação pais e filhos, de maneira natural e tranquila.
A opinião que a criança tem de si mesma está intimamente relacionada com sua capacidade para a aprendizagem e com seu rendimento. O autoconceito se desenvolve desde muito cedo na relação da criança com os outros. Os pais atuam como espelhos, que devolvemdeterminadas imagens ao filho. O afeto é muito parecido com o espelho.
Se os pais estão sempre opinando a partir de uma perspectiva negativa para os filhos, e se estão sempre os taxando de inúteis e incapazes, ou usando de zombarias e ironias, irá se formando neles uma imagem "pequena" de seu valor. E se com os amigos, na rua e na escola, repetem-se as mesmas relações, teremos uma pessoa com autoestimabaixa e baixo sentimento de auto avaliação. Quando a criança tem êxito no que faz começa a confiar em suas capacidades. E quanto mais acredita que pode fazer, mais consegue. O importante é ensinar à criança que ela pode fazer algumas coisas bem, e que pode ter problemas com outras coisas. E que esperamos que faça o melhor que puder.

PROFESSOR COMO AGENTE MEDIADOR
Talvez o problema com grandenúmero de educadores é não perceber a insuficiência dos argumentos racionais dos alunos pelo estudo. Parece que não basta a motivação extrínseca, tentando fazer o estudante interessar-se pelos estudos porque isto é bom para o futuro, ou mesmo que “estudar é gostoso”. É preciso fazer uma escola que estudar seja de fato gostoso.

É essencial que o professor conheça os fundamentos da aprendizagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação e aprendizagem
  • motivação e aprendizagem
  • Motivação e aprendizagem
  • Motivação e aprendizagem
  • Motivação aprendizagem
  • Motivação na Aprendizagem
  • Motivação por Aprendizagem
  • Motivacao e aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!