a morte na panela resumo

Páginas: 20 (4771 palavras) Publicado: 16 de julho de 2014

1. A morte na panela pode existir dentro de uma sólida estrutura religiosa

Havia ensino religioso em Israel. Lá estavam os estudantes de Teologia, na escola de profetas no seminário instituído por Eliseu. Eliseu era um santo homem de Deus, que jamais negociaria os seus absolutos nem mercadejara o seu ministério. Foi nesse tempo de imensa pobreza, mas de busca no céu, que se ouviu esteclamor: “Morte na panela, ó homem de Deus”.
A fome, a pobreza e a crise não dispersaram os discípulos dos profetas. Eles estavam juntos na crise. Porém, mesmo numa comunidade unida, onde reina comunhão, ainda corre-se o risco de ter morte na panela.
Havia uma liderança forte. Eliseu era sucessor de Elias, profeta que desafiou o reinado do ímpio Acabe, Eliseu tinha porção dobrada do espírito de Elias,fez o dobro de milagres realizados por Elias. Mesmo sob liderança de homens da estirpe de Eliseu, precisamos estar atentos ao perigo da morte da panela.
Hoje a morte na panela esta presente nos seminários, nos púlpitos, nas musicas, nas igrejas, na literatura teológica. Há alimentos venenosos sendo recebido pelo povo de Deus. Precisamos estar atentos!
Nossa geração engana-se afirmando que ondehá uma multidão, ai esta a verdade, argumentam que se a igreja esta crescendo, significa quem é obra de Deus, pois se não fosse não haveria prosperidade. Este é um raciocínio enganoso, equivocado. Nem tudo o que cresce é verdadeiro. O pragmatismo não se interessa pela verdade, mas sim busca o que funciona, não busca o que é certo, mas sim o que dá certo. Uma igreja que cresce numericamente nãosignifica fidelidade. Deus não se interessa por números, mas sim pela qualidade, Deus busca crescimento de discípulos, busca discípulos comprometidos.
Em questão de crescimento da igreja, precisamos tomar dois cuidados básicos:
O primeiro é a Numerolatria. A idolatria dos números é um grande erro. A igreja não deve uma aglomeração de uma multidão, mas sim, um exercito de pessoas convertidas etransformadas pelo poder do Espírito Santo. Quando Jesus pregou o seu sermão sobre o Pão da Vida, a multidão de discípulos começou a se dispersar. Jesus não utilizou de métodos atrativos para cativar a multidão. A geração de hoje precisa entender que nem todo o crescimento é sinal de vida e que é de Deus. Jesus não se impressiona com massa, não busca plateia, Ele busca seguidores quem neguem a simmesmo e que saibam tomar a cruz a cada dia.
O segundo cuidado que devemos tomar é com a numerofobia. Esse é vivenciado por algumas igrejas que pensam que Deus não se interessa por números. Deus se interessa por números, pois Ele se interessa por gente, por almas. No evangelho escrito Lucas, podemos ver no capitulo 15, três parábolas que a ênfase é a busca do perdido.



2. A morte na panela éuma realidade na vida da igreja

Muitas pessoas famintas, tais como ovelhas sem pastor estão em busca de alimentos saudáveis, mas algumas só encontram alimentos contaminados pelo veneno das tradições humanas, novidades estranhas às escrituras. Muitas pessoas querem matar sua fome espiritual, mas não analisam o alimento que esta sendo oferecido para que elas comam, sendo assim ingerindo qualquercoisa que veem pela frente e descobrem depois, que o alimento estava contaminado. As heresias cruzam os séculos. Elas perpetuam e envenenam as pessoas por séculos sem fim. Há muitas doutrinas que são atraentes, desafiadoras, impactantes, que enchem os olhos, que tem aparência de alimento saudável, mas são veneno.
O gnosticismo foi uma perigosa heresia, que invadiu a Igreja no século segundo. Noinicio do século terceiro, quase todas as congregações do Império Romano estavam notavelmente afetadas por ele. Ele tinha como propósito reduzir o cristianismo a uma filosofia e relacioná-la com ensinos pagãos. Os gnósticos pretendiam um conhecimento esotérico ou secreto especial. Vale dizer que o gnosticismo nos primeiros séculos da Igreja tinha uma aura espiritual. O gnosticismo, com o seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo- a morte
  • A Morte e a Morte de Quincas Berro
  • A morte do autor
  • Morte e vida severina (resumo)
  • Resumo " a mascara da morte escarlate"
  • Resumo do livro curral da morte
  • Resumo filme A morte do Trabalhador
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!