a morte de sócrates

Páginas: 3 (527 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
A morte de Sócrates
Eis como, na palavra de um dos grandes biógrafos de Platão, se apresentam os fatos, em sua nudez objetiva, - “kahl und tot” – que cercaram a morte de Sócrates, essa morte quevem atravessando os séculos, como um dos grandes momentos da história da humanidade e representa como que uma prefiguração da morte de cristo no calvário.
Sócrates era acusado de recusar o cultodevido aos deuses do estado, introduzindo entidades demoníacas, com isso pervertendo a mocidade e levando-a a cometer os mesmos crimes (de ateísmo contra os deuses oficiais), pois só assim ficaria ocrime sob a jurisdição do rei, a quem competia a defesa da religião do estado.
Dias antes se preparava para partir para delfos o navio sagrado, que outrora levara Teseu a Creta, para uma peregrinação aosantuário de Apolo. Nesse mês o mar não era ainda navegável. Era tradição, porém, que durante esse período nenhuma sentença de morte podia ser executada.
Toda obra de Platão está penetrada pelosensinamentos de Sócrates, a tal ponto que nenhum comentador conseguiu distinguir nela o que pertence ao discípulo e o que proveio do mestre.
As duas grandes acusações contra Sócrates, que levaram amaioria dos 501 a condená-lo à morte, foram – atentar contra a religião do estado e corromper a mocidade: ateísmo e subversão. Foi fácil a Sócrates, na sua defesa, destruir completamente tanto uma comooutra acusação, como se vê de suas palavras perante o areópago.
Verdade apenas é que Sócrates condenava o politeísmo oficial, a religião de estado, que obrigava a um conformismo especulativoincompatível com a dignidade humana e com liberdade de consciência.
A filosofia socrática não era um ateísmo, pois considerava que as raízes do universo sensível estavam acima e fora desse universo, e Platãosistematizou essa doutrinação em sua teoria das idéias e da divindade suprema.
Platão nessa interpretação bastante aleatória de faguet aproveitava-se da morte de Sócrates como argumento em favor de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Morte de Sócrates
  • A morte em socrates
  • A morte de sócrates
  • A MORTE DE SÓCRATES
  • A morte de socrates
  • Morte de socrates
  • morte de socrates
  • a morte de socrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!