A MORFOLOGIA URBANA MOD

1623 palavras 7 páginas
A MORFOLOGIA URBANA
O termo morfologia utiliza-se para designar o estudo da configuração e da estrutura exterior de um objeto, é a ciência que estuda as formas, interligando- as com os fenômenos que lhes deram origem.
A morfologia urbana estudará essencialmente os aspectos exteriores do meio urbano e as suas relações reciprocas, definindo e explicando a paisagem urbana e a sua estrutura.
O conhecimento do meio urbano implica necessariamente a existência de instrumentos de leitura que permitam organizar e estruturar os elementos apreendidos, e uma relação objeto-observador. Estes dois aspectos defrontam-se com questões de objetividade na medida em que dependem de fenômenos culturais.
O meio urbano pode ser objeto de múltiplas leituras, consoante os instrumentos ou esquema de analise utilizados. No essencial, os instrumentos de analise vão fazer ressaltar os fenômenos implicados na produção do espaço. As inúmeras significações que se encontram no meio urbano e na arquitetura correspondem aos inúmeros fenômenos que os originaram.
Nas cidades atuais, certa forma apena revelam uma total sujeição do urbanismo à rentabilidade do solo e à especulação fundiária.
A morfologia urbana supõe a convergência e a utilização de dados habitualmente recolhidos por disciplinas diferentes a fim de explicar um fato concreto; a cidade como fenômeno físico e construído. Explicação essa que visa a compreensão total da forma urbana e do seu processo de formação. Muitas vezes as palavras morfologia e forma são usadas indistintamente e sem diferenciação de significado. Importa clarificar que a morfologia urbana é a disciplina que estuda o objeto- a forma urbana- nas suas características exteriores, físicas, e na sua evolução no tempo.
Portanto a morfologia urbana é o estudo da forma do meio urbano nas suas partes físicas e exteriores, ou elementos morfológicos, e na sua produção e transformação no tempo. Todavia, é necessário sublinhar que um estudo morfológico não se ocupa do processo de

Relacionados