A montagem dos grandes projetos empresariais no maranhão: p.g.c. e alumar

864 palavras 4 páginas
“A montagem dos grandes projetos empresariais do Maranhão: P.G.C. e Alumar”.
Após assumir o governo do Maranhão em 1966, José Sarney em aliança com a Ditadura Militar e governos subseqüentes, seguiram a linha de implantação de grandes projetos no Maranhão, como por exemplo, o Projeto Grande Carajás e a Alumar. Tudo isto com fortes incentivos governamentais, como a SUDAM e a SUDENE, enquanto organismos estatais cumpriram papel fundamental no financiamento, com a garantia de isenções fiscais e criação de infra-estrutura básica para a instalação de empresas nacionais e transnacionais na região. Parcelas significativas na infra-estrutura dos grandes projetos, como por exemplo, a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, e a Estrada de Ferro Carajás, foram implantadas com recursos públicos significando o investimento público para promover o desenvolvimento capitalista que beneficia apenas os grandes proprietários.
Financiado por empréstimos tomados pelo governo brasileiro junto aos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, o Projeto Grande Carajás (P.G.C.), oficialmente lançado em 1982, tinha como objetivo realizar a exploração integrada dos recursos da reserva de minério de ferro de Carajás, considerada a mais rica do mundo, contendo minério de ferro de alto teor, ouro, estanho, bauxita, manganês, níquel, cobre e minérios raros. A vida útil dessa reserva, na década de 80, era estimada em 500 anos. De Carajás até o Porto do Itaqui, em São Luís foi construída uma ferrovia, que é a espinha dorsal do projeto, para facilitar o escoamento dessas riquezas minerais, que são em sua grande maioria exportadas. Essa área exporta atualmente mais de 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, principalmente para a Ásia, além de quantidades bem menores de manganês e cobre.
Junto com as ferrovias, as condições hídricas dos rios amazônicos (com grande volume de águas) são fundamentais para o escoamento dos minerais extraídos, e também para assegurar a operação da usina de Tucuruí,

Relacionados