A Modernização da arte

Páginas: 10 (2296 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
A MODERNIZAÇÃO DA ARTE
Em meados do século XIX o Brasil passou por um período de crescimento econômico, estabilidade social e incentivo às letras, ciência e arte por parte do imperador dom Pedro II. A arte, entretanto, ainda refletia a influência da escola conservadora européia.

A PINTURA ACADÊMICA NO BRASIL

Desse período destacam-se, na pintura, as obras dos brasileiros Pedro Américo,Vítor Meireles e Almeida Júnior, que estudaram na Academia Imperial de Belas-Artes.
O paraibano Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1950) foi para o Rio de Janeiro em 1854 e frequentou a Academia. De 1859 a 1864 estudou na Escola de Belas-Artes de Paris. Pintou temas bíblicos e históricos, retratos, alegorias e figuras humanas. De sua obra destacam-se Independência ou Morte.
Pedro Américo foià Europa na época em que começavam as primeiras manifestações impressionistas, mas se manteve fiel à Academia: sua pintura refletia a tradição da pintura de idealizar a realidade, dando-lhe formas belas. Curiosamente, como era um excelente desenhista, fez também caricaturas, criação que depende bastante da capacidade de observação do artista. Nelas exagera-se com intenção de humor algumacaracterística do retratado. Seu prestígio nesse campo lhe permitiu participar, em 1870 e 1871, de uma revista de caricaturas chamada A Comédia Social.
O catarinense Vítor Meireles de Lima (1832-1903) foi ainda jovem para o Rio de Janeiro, onde se matriculou na Academia. Visitou a França e Itália e conheceu melhor o trabalho dos pintores desses países. Em Paris produziu sua obra mais famosa. A primeiramissa no Brasil, exibida com grande sucesso no salão de Paris em 1861.
José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), por vezes considerado o mais brasileiro dos pintores do século XIX, nasceu no interior de São Paulo. Em 1869 começou a freqüentar a Academia, no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Vítor Meireles. Viveu em Paris entre 1876 e 1882. De volta ao Brasil, fez uma exposição no Rio de Janeiro eretornou a sua cidade natal, Itu, onde produziu obras que ficaram famosas.

O ACADEMICISMO É SUPERADO

Os artistas que freqüentaram a Academia seguiram os padrões trazidos pela Missão Artística Francesa: a beleza perfeita é um conceito ideal; portanto, não existe na natureza. Assim, o artista não deve imitar a realidade, mas tentar criar a beleza ideal por meio da imitação dos clássicos,notadamente dos gregos, que mais se aproximam da perfeição criadora. Como, porém, as pinturas originais gregas não foram preservadas, a referência de perfeição artística é encontrada nas pinturas renascentistas, principalmente de Rafael. Os artistas da Academia seguiam, então, rígidos princípios para o desenho, o uso das cores e a escolha dos temas-mitológicos, religiosos e históricos.


SÉCULO XIXNO BRASIL:A MODERNIZAÇÃO DA ARTE

 Em meados do séc. XIX o Brasil passou porum período de crescimento econômico,estabilidade social e incentivo às letras ,ciência e arte por parte do imperadordom Pedro II.A arte, entretanto, ainda refletia ainfluência da escola conservadoraeuropeia. 2
 3. •A pintura acadêmica no Brasil Desse período destacam-se, na pintura, asobras dos brasileiros PedroAmérico, VítorMeireles e Almeida Junior, que estudaramna Academia Imperial de Belas Artes. 3
 4. Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1905) nasceu na Paraíba,foi para o Rio de Janeiro em 1854 e frequentou a Academia. De 1859 a1864 estudou na Escola de Belas Artes de Paris. Pintou temas bíblicos e históricos, alegorias e figuras humanas. Pedro Américo foi a Europa na época em que começavam asprimeiras manifestações impressionistas, mas se manteve fiel à Academia: sua pintura refletia a tradição da pintura de idealizar a realidade. Como era um excelente desenhista, fez também caricaturas, criação que depende bastante da capacidade de observação do artista. Nelas exagera-se coma intenção de humor alguma característica do retratado. Seu prestigio nesse campo lhe permitiu participar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SÉCULO XIX NO BRASIL (II): A MODERNIZAÇÃO DA ARTE
  • Modernização
  • Modernização
  • modernizaçao
  • Modernização agricola
  • A modernizacao da imprensa
  • A modernização do estado
  • modernização da agricultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!