A Mitologia do Preconceito Linguístico 2015 01 14 02 01 01 UTC

986 palavras 4 páginas
A Mitologia do Preconceito Lingüístico

Existe atualmente uma tendência contra a discriminação e o preconceito que não vem atingindo o preconceito lingüístico. Esse preconceito é estimulado pela TV, rádio, revistas, jornais, e principalmente pelas gramáticas normativas e livros didáticos que visam ensinar o quê é certo e o quê é errado. Esse preconceito é tão forte que atinge a auto imagem e a língua do brasileiro.

Mito nº 1
“A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente”.

É um mito muito sério que representa um (pré)conceito irreal da “unidade lingüística do Brasil”. É extremamente prejudicial porque não reconhece a diversidade do português brasileiro, onde a escola tenta impor uma norma lingüística única, como se a língua fosse comum a todos os 160 milhões de brasileiros. Nossa língua apresenta um alto grau de diversidade e de variabilidade. Além de sua grande extensão territorial, o país apresenta diferenças regionais (algumas sofrem muito preconceito) e também uma injustiça social que explica, em nosso país, o abismo lingüístico entre os falantes de variantes não-padrões do português brasileiro (maioria da população) e a variedade culta ensinada na escola. Milhões de brasileiros permanecem à margem do domínio de uma norma culta.
Vivemos no país do sem terra, sem escola, sem teto, sem trabalho, sem saúde e sem língua. Se acreditarmos numa língua única incorremos no erro de não valorizar as gramáticas particulares. O preconceito desprestigia e ridiculariza os que não falam o português-padrão, que são chamados de sem-língua. A Constituição Federal/88 afirma que todos os indivíduos são iguais perante a lei, mas essa mesma lei é redigida numa língua que só uma parcela pequena de brasileiros consegue entender. Seria mais democrático que todas pessoas a pudessem entender. A suposta unidade do ponto de vista lingüístico é um mito que deve ser superado para que se reconheçam os problemas de comunicação entre falantes de diferentes

Relacionados