A missão...

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Análise Do Filme Á Missão
Filme “A Missão” – Análise crítica abordando as ações positivas e negativas dos jesuítas.

Chamem a atenção de seus alunos para o fato de que, apesar dos jesuítas teremse posicionado em favor dos índios, defendendo-os de mercadores de escravos e daqueles que desejavam suas terras, há outro pormenor a respeito da ação dos religiosos da ordem de Inácio de Loyola:- Oque eles fizeram com a cultura indígena?
“A Missão” narra à história do padre Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta de bom coração que luta para defender os interesses indígenas ao lado de Fielding, e aomesmo tempo tenta convertê-los para o cristianismo, no final do século XVIII. Gabriel passa a enfrentar problemas com o mercenário mercador de escravos Rodrigo Mendoza, mas vê a oportunidade deguiá-lo em sua redenção quando, após matar o próprio irmão Felipe num duelo pelo amor da jovem Carlotta, Rodrigo sequer consegue continuar vivendo. Decidido a se regenerar, e como forma de pagar penitenciapelo peso de seu passado, o mercenário se torna padre e parte para viver na missão jesuíta, junto aos índios que perseguia. Os problemas começam quando os interesses econômicos na região entram emconflito com a missão jesuíta.

A civilização dos índios da América do Sul através do cristianismo. Se por um lado, isso foi um meio de um grupo (os missionários jesuítas da Igreja Católica,especificamente falando) tentar defender esse povo da colonização, por outro pode se julgar o mal que isso poderia ter sido na cultura dos índios, que praticamente foram obrigados a abandonar seus ritos etradições em troca de uma “civilidade”, que era o que o cristianismo significava na época. Civilidade esta, que era imposta pelos colonizadores tanto espanhóis como portugueses, justamente quem devastava asterras indígenas e escravizavam os índios. A Missão relata através da história da Missão de São Carlos comandada pelo Padre Gabriel todos os meandros da colonização desenfreada da América do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A MISSÃO
  • missão
  • O que é a Missão?
  • A missão.
  • a missao
  • missao
  • Missão
  • A Missão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!