A missão (1h)

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 4 de maio de 2012
A história do filme é real, ocorreu nas fronteiras da Argentina, Paraguai e Brasil no ano de 1750.
O rio San Juan na região sudoeste da Colômbia conhecida como Choco é uma área de floresta tropical que há séculos é o lar dos índios Waunana. Até pouco tempo atrás, eles viviam ali em paz.
Eram realizadas missões com a finalidade de catequisar os índios. Elas foram o refúgio de muitos delescontra a violência dos colonos. Os índios eram dotados de um talento para a música, e sabiam construir instrumentos com rapidez e agilidade. Foi numa dessas missões em que os padres Jesuitas foram levar a palavra de Deus até eles que em troca, receberam um martírio.
Depois da morte de um padre, foi enviado para uma missão o padre Gabriel. Para chegar até os índios, era preciso pegar um barco até acachoeira e depois escalar o penhasco que ficava ao lado. Depois que consegue chegar ao topo, ele caminha por entre a floresta algum tempo a procura do local em que os índios viviam. Ele se senta em cima de uma pedra, escuta alguns barulhos e então começa a tocar seu intrumento, semelhante a uma flauta. Seu som acabou atraíndo a atenção dos índios, que se aglomeraram em volta dele. Um deles seaproximou e quebrou sua flauta. Um outro tentou consertá-la mas não era possível. Os índios o levam com eles até o local que vivem.
Lá o padre começa a catequisá-los, mostra-lhe as imagens de Maria e o menino Jesus, entre outras coisas.
Um dia, um grupo de índios caminhava na floresta e foram capturados numa armadilha, outros foram mortos e alguns ficaram feridos. Os que fugiram, avisaram aosoutros sobre o ocorrido. O padre tenta conversar com o homem, dizendo-lhe que estava no meio de uma missão, pois estava tentando tornar aqueles índios cristãos.
Os outros índios foram levados para a cidade para serem escravizados devido a falta de mão de obra. Rodrigo Mendonza, líder do bando que caçava os índios ganhava muito dinheiro com isso. Ele tinha um irmão chamado Felipe, e era apaixonadopor uma mulher chamada Carlota, que acabou confessando estar apaixonada pelo seu irmão. Ele promete para ela que não irá machucá-lo. Mais tarde, depois de uma festa na cidade, ele os vê juntos e fica extremamente irritado. Percebe que as pessoas na cidade estão encarando-o e acha que estão rindo dele por conta da traição da mulher e do irmão. Num acesso de fúria, começo a implicar com alguns homensmas Felipe o impede e os dois começavam a duelar. Rodrigo acerta Felipe na barriga e o mata. Carlota fica desesperada mas não pode fazer mais nada para salvá-lo.
O padre Gabriel vai até a cidade e outro padre o encarrega de tentar ajudar Rodrigo, que já estava "preso" a 6 meses, não se alimentava e estava arrasado por conta da morte do irmão. No início, Rodrigo não quis conversar, acaba seenfurecendo com o padre, mas depois concorda em ir com ele até acima da cachoeira, aonde está ocorrendo a missão, como forma de pagar pelos seus pecados, uma forma de se punir pelo que fez.
Sua punição era chegar até acima da cachoeira levando uma trouxa de objetos extremamente pesados que está pendurado em seu corpo, amarrado com uma corda.
Ele sofre e tens muita dificuldade para conseguir chegaracima da cachoeira, pois a escalada é difícil, porém com a ajuda do padre Gabriel, ele consegue.
Um dos índios, quando o vê chegar, se aproxima e corta as cordas que o prendem aos objetos pesados que ele teve que carregar. Quando é solto, começa a chorar, pois é como se aquilo significasse que ele estava perdoado pelo que fez ao irmão e pelos erros que cometeu.
Os índios construíram um lugarmelhor para viver, estavam também aceitando a palavra de Deus que o padre Gabriel os transmitia. Eles aceitaram Rodrigo muito bem, apesar de tudo que ele havia feito. Fizeram pinturas em seu corpo. Ele também os ajuda na caçada de um animal, mas não tem coragem de matá-lo. Os índios brincam com ele.
Rodrigo cozinha para Gabriel e o outro padre, mas exagera na pimenta. Eles agradecem ao senhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5W 1h
  • A missao
  • A MISSÃO
  • missão
  • O que é a Missão?
  • A missão.
  • a missao
  • missao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!