A metrópole e a vida mental

Páginas: 3 (570 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Geog Simmel relata no texto “A metrópole e a vida mental”, que a diferença social vem das próprias atitudes dos indivíduos, com sua necessidade louca de adquirir forças supremas na sociedade. Sendoque todos deveriam ser iguais, dependendo da classe social ou cor. Mas essa diferença vem, mesmo com a sociedade fornecendo a todos, os padrões sócio culturais.
Todos lutavam pela sua próprialiberdade, mas foi nos acontecimentos do século XVIII, que Simmel, concretiza á liberdade do homem á fundo, havendo também sua individualidade.
Principalmente no ramo trabalhista, onde tevereconhecimento por seu próprio esforço, porém, mesmo sendo único e insubstituível, dependia de outros indivíduos para conclusão de seus papéis. Ele cita também que nos tempos antigos, o comprador sempre tinhacontato com o vendedor, sabendo de onde vinha a mercadoria, quem a produzia. Mas nos dias atuais, quase ninguém tem contato com outro, e se quer tem o interesse de saber, como foi feita a mercadoria, eprincipalmente quem a fez.
Vivendo no nosso mundo tão complexo, qualquer estimulo nervoso vindo do ser humano, é causada pela convivência em sua cidade grande, e ao mesmo tempo “tumultuada”. Onde todossó pensam em seu bem-estar.
Entre tantas intelectualidades e modernismo, o individuo adotou sua atitude blasé, essa tal diferença que é encontrada pela maioria, não existindo entre elas as relaçõeshumanas com antigamente. Elas só se preocupam no tão sonhado, conforto, sucesso e posição na sociedade, causando esse distanciamento, dentro da sociedade.
O individuo cria em sua vida, uma bolha emvolta dele, uma atitude de reserva, onde em seu pensar, tem seus próprios limites, e nunca devem ser ultrapassados. Isso acaba surgindo, um sentimento de frieza, egoísmo, onde pode vim com tudo, umsentimento indesejado, como o desprezo, trazendo vários conflitos na sociedade metropolitana.
O homem se tornou moderno, rodeado de intelectualidades, e se transformou em uma dos piores calculistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamente: A metropole e a vida mental
  • a metropole e a vida mental
  • A metrópole e a vida mental Resenha
  • A metrópole e a vida mental
  • A metrópole e a vida mental
  • Georg simmel a metrópole e a vida mental
  • Reação ao texto
  • fichamento de metrópole e a vida mental de simmel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!