A Metodologia De Soxhlet Conveniente Para Extra O De Lip Dios A Partir De Amostras S Lidas

271 palavras 2 páginas
A metodologia de Soxhlet é conveniente para extração de lipídios a partir de amostras sólidas, já que o processo líquido-líquido pode acarretar em algumas dificuldades inerentes a extração. O solvente usado nessa extração é o Etér. O resultado dessa extração se obtém ( não acheiiii #chateada )

No método de Bligh e Dyer utilizam clorofórmio e metanol como solventes. As amostras podem ser amostra seca ou úmida. No caso de alimentos, nem sempre é possível extrair diretamente a gordura. Se a amostra for úmida é necessário proceder a uma secagem, pois a água impede a penetração total do solvente.O resultado dessa extração se obtém ( não acheiiii #chateada ² )

Os métodos utilizados nesta pratica é à extração com solvente a frio (método de Bligh-Dyer) e extração a quente (método de Soxhlet).

A vantagem do método Soxhlet é que ele evita contato longo da amostra com solvente muito quente. Não há decomposição da gordura. Já as Desvantagens é que a possível saturação do solvente dificulta a extração.

A vantagem do método de Bligh-Dyer seria que ele extrai todos os lipídios (incl.polares), extração sem aquecimento, extratos podem ser usados para determinar índices de peróxidos e ácidos gordos livres, carotenoides, vit. E, composição de ácidos gordos e esteróis, utiliza-se com produtos secos e úmidos, determinação não requer equipamento sofisticado e pode ser realizada em tubo de ensaio. Já nas desvantagens, o método apresenta uma grande probabilidade de erros devido à grande quantidade de manipulação na amostra.

Ou seja, o método de Soxhlet tem mais precisão no resultado do que Bligh-Dyer, porem o processo de operação do método de Bligh-Dyer é mais fácil.

Relacionados