A metafísica

Páginas: 5 (1029 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
A Metafísica
A metafísica tomista pode-se dividir em geral e especial. A metafísica geral - ou ontologia - tem como objeto o ser em geral e as atribuições e leis relativas. A metafísica especial estuda o ser em suas grandes especificações: Deus, o espírito, o mundo. Daí temos a teologia racional - assim chamada, para distingui-la da teologia revelada; a psicologia racional (racional, porquanto éfilosofia e se deve distinguir da moderna psicologia empírica, que é ciência experimental); a cosmologia ou filosofia da natureza (que estuda a natureza em suas causas primeiras, ao passo que a ciência experimental estuda a natureza em suas causas segundas).
O princípio básico da ontologia tomista é a especificação do ser em potência e ato. Ato significa realidade, perfeição; potência quer dizernão-realidade, imperfeição. Não significa, porém, irrealidade absoluta, mas imperfeição relativa de mente e capacidade de conseguir uma determinada perfeição, capacidade de concretizar-se. Tal passagem da potência ao ato é o vir-a-ser , que depende do ser que é ato puro; este não muda e faz com que tudo exista e venha-a-ser. Opõe-se ao ato puro a potência pura que, de per si, naturalmente éirreal, é nada, mas pode tornar-se todas as coisas, e chama-se matéria.

O    ARISTOTELISMO    CRISTÃO
Chamaram a Tomás de Aquino o príncipe da escolástica. Isto tem um bom sentido pois ele é realmente fundador.    O que, nos tempos a ele precedentes, a escolástica recebeu como novidade de materiais, sobretudo as idéias de Aristóteles, mediante os árabes ou traduções diretas do grego, tudo isso eleempregou para fazer uma coesa construção. E a síntese artística que criou, com as antigas e as novas idéias, é de forte travejamento e, sobretudo, de uma clareza única. E. Gilson escreveu, sobre a posição do Aquinata na escolástica, o seguinte: "O distintivo de Santo Tomás, entre todos os escolásticos, não é a originalidade, mas a ousadia e o acabado da construção. Na universalidade do sabersobrepuja santo Alberto Magno; no ardor e inferioridade do sentimento, são Boaventura; na subtileza lógica, Duns Escoto — mas S. Tomás os sobreleva a todos na arte do estilo didático e como mestre e clássico de uma síntese de luminosa clareza".
O SER COM O ENTE
A princípio, Santo Tomás destaca em a Metafísica de Aristóteles os modos como o ente se diz por si, sendo dois esses modos: o dividido em dezcategorias e o acerca da verdade das proposições, modo onde as privações e negações podem ser ditas entes, pois sua distinção do primeiro modo é ser afirmativa ainda que não acrescente nada a coisa. Seguindo o pensamento de Avicena, Santo Tomás de Aquino, afirma que a essência da coisa é significada pelo ente dito no primeiro modo, o dividido por dez categorias, onde a essência deve ser comum atodas essas naturezas onde os entes estão dispostos nas intenções lógicas universais gênero, espécie e diferença
O CONCEITO DE SUBSTANCIA
Sendo as substâncias simples e compostas, a essência das simples é mais verdadeira e elevada e é, com efeito, causa das substâncias compostas: Deus, a substância primeira e simples de onde se derivam as compostas, sendo que em ambas há essência. O quedificulta, em muito, o processo de apreensão desse conceito, Santo Tomás de Aquino propõe que partamos das substâncias compostas.
O que vai mover a explanação do autor sobre as substâncias compostas, que são formadas de forma e matéria, é o questionamento de qual dessas duas constituintes formariam a essência das substâncias compostas. Deixando claro, ao longo do texto que nem uma nem outra unicamentepoderiam constituir, ou ser a essência das substâncias compostas isoladamente, já que a essência denomina o que é expresso pela definição da coisa. Logo, poder-se afirmar com o autor que "... essência significa, nas substâncias compostas, o que é composto de matéria e forma". O que é condizente com o racional, já que o composto não é nem matéria nem forma, mas o próprio composto, pois isso é o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metafisica
  • metafísica
  • Metafisica
  • Metafísica
  • metafísica
  • Metafisica
  • Metafísica
  • Metafísica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!