A Metafísica de Aristóteles

Páginas: 2 (498 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 Aristóteles investigou o “ser enquanto ser”, ou seja, buscou compreender o que tornava as coisas como elas são. Ele queria entender o que fazia as coisas existirem, o que determina “o que” elas sãoe “como” são.
Aristóteles fala sobre os primeiros princípios, que são os princípios lógicos: o princípios de identidades, da não contradição e do terceiro excluído. O principio da identidadedetermina que uma proposição é igual a si mesma, como A=A. O principio da não contradição determina que uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo, como um triangulo possuir e não possuirtrês lados. E o principio do terceiro excluído determina que não há uma terceira opção para um proposição, ou ela é verdadeira ou é falsa, tal condição assegura a realidade das coisas.
Além dessesprincípios, existem outras quatro causas que também são princípios para que as coisas existam segundo Aristóteles. São elas: a causa material, a causa formal, a causa eficiente e a causa final. Acausa material é a essência das coisas, do que a coisa é feita. A causa formal é a forma da essência “da coisa”, o que ela tende a ser. A causa eficiente é como a coisa recebeu determinada forma. E acausa final determina a finalidade da coisa existir e ser como é.
Para compreender as causas, podemos pensar numa peça de xadrez, a causa formal seria um bloco de mármore em si, sua forma. A causamaterial é o bloco de mármore, sua matéria. A causa eficiente é o formato de uma peça de xadrez e uma serra que transformam o bloco de mármore em uma peça de xadrez. E a causa final é a peça de xadrezpronta, e sua intenção como peça de jogo.
Para Aristóteles, a essência das coisas estão nelas mesmas e não em um mundo de formas e idéias perfeitas. Diferente da idéia de seu antecessor Platão, queafirmava que a essência das coisas esta num mundo inteligível. Para Aristóteles, a essência esta na substancia. A substancia é a fusão da matéria com a forma, por exemplo, uma escultura de madeira,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metafisica Aristoteles
  • A metafísica de Aristóteles
  • Metafísica-aristóteles
  • A metafísica de Aristóteles
  • A metafísica de Aristóteles
  • Metafísica de aristóteles
  • Metafisica de aristoteles
  • A metafísica de aristóteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!