A Mesoamérica antes de 1519

Páginas: 6 (1370 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2014
A Mesoamérica antes de 1519;
Portilla, Miguel Leon.
BETHELL, Leslie. História da América Latina Vol.1: América Latina Colonial.

O texto conta a história dos povos que habitavam na Mesoamérica antes dos primeiros contatos com os europeus. Apresenta sua localização, que fica entre as Américas do Sul e do Norte, bem como sua extensão geográfica.
Esse primeiro capítulo pretende, delinearrapidamente o desenvolvimento dos povos e das altas culturas da Mesoamérica antes do estabelecimento dos mexicas (astecas) no vale do México (c.1325), bem como examinar as principais características da organização política e socioeconômica e as realizações intelectuais e artísticas durante o período de predominância (séculos XIV e XV) dos mexicas (astecas); e, em terceiro lugar apresentar uma visãogeral da situação reinante na Mesoamérica às vésperas da invasão européia (1519). (Pag 25).
A Mesoamércica nos é apresentada como a “região que talvez revele maior diversidade ecológica e geográfica do que qualquer outra, apesar de ter uma história geográfica complexa”. “... Suas regiões que são bem tropicais se beneficiam com as planícies bem irrigadas de regiões vizinhas”. (Pag.26).
Os povosmesoamericanos do norte tiveram sua existência várias vezes ameaçadas pelos beliscosos chichimecas que viviam em sua grande maioria no norte árido.
Há uma certa divergência sobre inicio de sua pré-história, pois de acordo com o texto de Miguel Portilla Léon, o primeiro homem pisou no continente em 35000 a.C, onde também existem relatos de que a chegada do homem se deu em 20000 a.C, apesar dosfósseis humanos mais antigos encontrados apresentarem uma data máxima de 9000 a.C.
Nesta região antigamente moravam apenas caçadores e coletores de alimentos, o que mostra como se deu aos poucos a produção de alguns primeiros alimentos, vindo muito depois a produção da cerâmica.
“Achados em várias cavernas de Sierra de Tamaulipas e em Cozcatlán (Puebla) mostram como pouco a pouco os antigos coletoresiniciaram o cultivo da abóbora, da pimenta malagueta, do feijão e do milho. A produção de cerâmica teve início muito mais tarde, por volta de 2300 a.C.” (Pag 27)
Houve muito cedo o crescimento populacional nas regiões do México com grandes diferenças de língua e etnia. Achados arqueológicos mostram uma série de mudanças não previstas que ocorreram na terra dos Olmecas, onde através de escavaçõessão mostradas também transformações culturais.
Os Olmecas se destacam na construção de grandes complexos, principalmente no que tange à religião. Sua maior construção foi La Venta, erguida em uma pequena ilha, que ficava acima do nível do mar. “Os Olmecas adoravam um deus-jaguar onipresente; estrelas e outros monumentos mostram diversas representações de pássaros fantásticos muitas vezes emassociação com jaguares, serpentes e seres humanos.” (Pag. 28). Tal adoração lhes fazia crer na vida após a morte. Aqui era possível existir a divisão de trabalhos, uns indo para o campo da agricultura, outros se especializando em artes e culturas diferentes, dentre outras atividades de subsistência. A cultura dos Olmecas sofreram várias inovações, o que não significou o desaparecimento daquilo queafetava o crescimento dos vários povos mesoamericanos, desenvolvimento esse que se deu posteriormente e não foi afetado pelas limitações das transformações culturais que passaram os Olmecas. A agricultura se expandiu e diversificou, o algodão passou a ser cultivado com sucesso, surgindo também o crescimento das aldeias, dando assim, lugar à centros maiores.
Teotihuacá a metrópole dos deuses, regiãoonde cultuavam diversos deuses teve sua população elevada à mais do dobro, após o apogeu da civilização. A civilização dos teotihucanos influenciaram outros povos mesoamericanos de diversas formas. Um centro que contou com grandes construções se desenvolveu ao longo de séculos, por gerações e sacerdotes e arquitetos. Não só as duas grandes pirâmides e o templo de Quetzalcoát, mas foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mesoamerica
  • mesoamerica
  • O tempo na Mesoamérica
  • Povos da mesoamérica
  • Povos da Mesoamérica
  • Antes
  • Antes
  • Antes de nós mesmos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!