A memória

Páginas: 13 (3059 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
A busca do melhor entendimento no que vem a ser a memória tem sido tema de reflexão há muito tempo. Aristóteles considerava a memória como a única fonte de recordação e de transmissão de conhecimento de pessoa para pessoa e de geração para geração.A memória corresponde a uma grande área de estudo e vem sendo designada por diferentes conceitos, dentre eles os mais frequentes referem-se àcapacidade neurocognitiva de codificar, armazenar e devolver informação (GARDNER & JAVA, 1993 apud RUEDA & SISTO, 2007). Atualmente, duas grandes linhas de pesquisa de memória podem ser observadas. A linha unicista, numa visão unitária da memória, utiliza-se de termos como medidas de memória diretas ou explícitas (ou declarativas), e o grupo da abordagem das memórias múltiplas, que considera asmemórias indiretas ou implícitas (ou não-declarativas). A visão da memória em seus múltiplos sistemas discute a validade de medidas de memória direta X indireta, uma vez que considera que não existiria uma medida unitária da memória (RICHARDSON-KLAVEHN & BJORK, 1988 apud RUEDA & SISTO, 2007
Leia mais em:http://www.webartigos.com/artigos/definicao-funcao-e-tipos-de-memoria/36064/#ixzz2ABDE0yoI

<?xml:namespace prefix = g />

A busca do melhor entendimento no que vem a ser a memória tem sido tema de reflexão há muito tempo. Aristóteles considerava a memória como a única fonte de recordação e de transmissão de conhecimento de pessoa para pessoa e de geração para geração.A memória corresponde a uma grande área de estudo e vem sendo designada por diferentes conceitos,dentre eles os mais frequentes referem-se à capacidade neurocognitiva de codificar, armazenar e devolver informação (GARDNER & JAVA, 1993 apud RUEDA & SISTO, 2007). Atualmente, duas grandes linhas de pesquisa de memória podem ser observadas. A linha unicista, numa visão unitária da memória, utiliza-se de termos como medidas de memória diretas ou explícitas (ou declarativas), e o grupo daabordagem das memórias múltiplas, que considera as memórias indiretas ou implícitas (ou não-declarativas). A visão da memória em seus múltiplos sistemas discute a validade de medidas de memória direta X indireta, uma vez que considera que não existiria uma medida unitária da memória (RICHARDSON-KLAVEHN & BJORK, 1988 apud RUEDA & SISTO, 2007
Leia mais em:http://www.webartigos.com/artigos/definicao-funcao-e-tipos-de-memoria/36064/#ixzz2ABDE0yoI
A MÉMORIA

O que nos faz lembrar de uma detalhada história ocorrida no passado? Como deixamos fluir naturalmente as frases complicadas de longas canções? Por que nunca nos esquecemos de como se dirige um automóvel?
Nestes exemplos, a memória surge como um processo de retenção de informações no qual nossas experiências são arquivadas erecuperadas quando as chamamos. É uma função cerebral superior relacionada ao processo de retenção de informações obtidas em experiências vividas.
O termo memória tem sua origem etmológica no latim e significa a faculdade de reter e /ou readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos adquiridos anteriormente reportando-se às lembranças, reminiscências.
A memória é uma faculdade cognitivaextremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem. Se não houvesse uma forma de armazenamento mental de representações do passado, não teríamos uma solução para tirar proveito da experiência. Assim, a memória envolve um complexo mecanismo que abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está intimamente associada à aprendizagem, que é a habilidade de mudarmos onosso comportamento através das experiências que foram armazenadas na memória; em outras palavras, a aprendizagem é a aquisição de novos conhecimentos e a memória é a retenção daqueles conhecimentos aprendidos.
Esta intrigante faculdade mental forma a base de nosso conhecimento, estando envolvida com nossa orientação no tempo e no espaço e nossas habilidades intelectuais e mecânicas.
Assim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MEMORIA
  • Memória
  • Memória
  • Memórias
  • memoria
  • Memoria
  • Memórias
  • Memoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!