A memória coletiva: considerações sobre memória individual

Páginas: 7 (1622 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
A memória coletiva: considerações sobre memória individual

Thiaquelliny Teixeira Pereira.
Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade.


Resumo:
Este texto discute a obra A Memória Coletiva, de Halbwachs, priorizando a problemática em torno da memória individual. Como o conceito de memória coletiva é amplamente trabalhado na obra em questão, as maioresindagações recaem sobre esse último tipo de memória. Nesse ínterim, é importante considerar duas questões: a referida obra se trata de um livro póstumo, com partes ainda inacabadas, composto por várias anotações de Halbwachs; a segunda questão é que tal autor é um durkheimiano, logo o pensamento de Durkheim se faz marcante e significante no que diz respeito à compreensão de seus conceitos.Palavras-chave: Memória Coletiva. Memória Individual. Halbwachs. Durkheim.


The collective memory: considerations about individual memory


Abstract:
This paper discusses the book The Collective Memory of Halbwachs by prioritizing the issues surrounding the individual memory. Since the concept of collective memory is largely worked in the book mentioned above, the biggest issueswill be raised under the individual memory frameset. In the meantime, it is important to consider two issues: the work that it is a posthumous book, whose parts are still unfinished and composed with several notes from Halbwachs, the second question is that this author is a Durkheimian, just the thought of Durkheim becomes remarkable and significant with regard to understanding their concepts.Keywords: Collective Memory. Individual Memory. Halbwachs. Durkheim.
Ouvir
Ler foneticamente
 
Dicionário


O autor e a obra:
A Memória Coletiva[1] é um livro póstumo, publicado inicialmente em 1950, a partir das anotações de Maurice Halbwachs. Tais anotações são análises sociológicas de diversas situações do cotidiano em que o entendimento dofuncionamento da memória é visto como prioridade. Os primeiros resultados de suas análises sobre a memória foram publicados no ano de 1925 em Le cadres sociaux de la mémorie – Os Quadros Sociais da Memória –, inspirado em uma das mais famosas obras de Durkheim: Formas Elementares da Vida Religiosa [1912]. Anos depois, 1939, foi publicado o artigo La mémorie collective chez les musiciens – MemóriaColetiva entre os músicos –, momento em que a memória coletiva é, de fato, apresentada.
Halbwachs foi discípulo de Henri Bergson, o filósofo da memória. Contudo, ao conhecer Durkheim, ele se voltou para os estudos sociológicos da memória, fato que o deixou conhecido como o sociólogo da memória. Em A Memória Coletiva, o mais célebre estudo de sua carreira, podemos notar além da influência deDurkheim, a de Bergson, em especial sobre a noção do tempo[2].


Memória individual e memória coletiva:
Para uma melhor compreensão dos conceitos de Halbwachs (1950) é importante entender a concepção de sujeito com o qual o autor trabalha. Nesse quesito, sua grande fonte é Durkheim (1912), que conceitua o sujeito como um homem duplo constituído por dois seres: um individual/orgânico,de ação limitada, e outro social. Halbwachs (1950) inspira-se nesse sujeito durkheimano e o molda para aplicá-lo a sua teoria da memória coletiva. Para ele, semelhantemente ao pensamento de Durkheim (1912), coexistem dois seres no sujeito: um sensível, que apenas reflete limitadamente parte do ambiente, e outro social, que extrapola a reflexão e interfere no ambiente ao formar uma opinião baseadaem outros ambientes e/ou em outros testemunhos de ambientes. É nesse ser, em que coexistem o ser sensível e o ser social, que, de acordo com Halbwachs (1950), a memória se manifesta.
Halbwachs (1950) prioriza o caráter social do sujeito e considera a memória coletiva tanto uma entidade em si mesma quanto um veículo de sentido de um ser social. Para ele, a memória coletiva é constituída...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos de Memória Individual, memória coletiva, Memória Nacional
  • memória individual, coletiva e históricaa
  • memoria coletiva
  • Memorias coletivas
  • Memória Coletiva
  • Memoria coletiva e o espaço
  • Fichamento: Memória coletiva e memória histórica
  • resumo texto memória coletiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!