A melhoria contínua (kaizen)

Páginas: 7 (1541 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
A MELHORIA CONTÍNUA (Kaizen) NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS COMO ESTRATÉGIA DE VANTAGEM COMPETITIVA PARA A MELHORIA DA PRODUTIVIDADE.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, com o aumento exponencial da concorrência, as rápidas mudanças tecnológicas, a tendência em diminuir o ciclo de vida dos produtos e clientes cada vez mais exigentes, exige-se das empresas, bom atendimento, compromisso, agilidade,produtividade e alta qualidade que derivam essencialmente da eficiência e eficácia dos seus processos.
Para isso, as organizações se vêem obrigadas a adotar novas filosofias e métodos de gerenciamento que implicam em mudanças. Requisitos como agilidade, qualidade e inovação se tornaram primordiais para a sobrevivência das organizações no mercado altamente competitivo.

A busca pela competitividadeatravés da melhoria contínua da qualidade, que teve início com o modelo japonês no pós-guerra, ganhou forte impulso nas últimas décadas. A mudança do foco do produto para o processo e deste para o sistema, permitiu à indústria ganhos substanciais em produtividade. Os programas de qualidade, portanto, triunfaram. Porém com maior ou menor sucesso, em função de um aspecto que não pode jamais serpadronizado: o ser humano. Muitas vezes considerado um "detalhe", a participação de um profissional motivado é fator determinante de eficácia e eficiência, pois ele será o operador de equipamentos, o executor dos procedimentos e o responsável pelo cumprimento das metas. A percepção da importância das pessoas como tal e não como um número dentro da empresa, permitirá que o novo século venha embaladopela redescoberta do homem. Congressos, palestras e eventos das mais diversas áreas apontam para um novo humanismo, onde é valorizado aquele que é capaz de transformar a informação existente e disponível em ações voltada a resultados.

O profissional alienado em paradigmas perde cada vez mais espaço para o colaborador consciente e flexível. Pode-se então pensar que a solução está em simplesmentetrocar um pelo outro e o problema estará resolvido. Ocorre, porém, que ambos os aspectos estão presentes em qualquer ser humano, apenas sendo manifestados em circunstâncias diferentes.

Sendo assim, as organizações devem preocupar-se não em punir aqueles que não aderem naturalmente a um novo programa ou idéia e sim em criar as condições para que, frente a essa mudança, as pessoas estejam aptas aapresentar seus medos, dúvidas e inseguranças; discuti-los e sentir-se apoiadas pelos colegas e finalmente superar-se em busca do objetivo comum. O ser humano deve ser o primeiro ponto a ser trabalhado na busca pela melhoria contínua.

2. A MELHORIA CONTÍNUA (Kaizen) NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS COMO ESTRATÉGIA DE VANTAGEM COMPETITIVA PARA A MELHORIA DA PRODUTIVIDADE
Como sabemos e os livroscomprovam, a condução dos “empregados” durante mais de um século no Ocidente foi baseada nas idéias de Frederick W. Taylor, condensadas na denominada “Administração Científica”. Através deste enfoque o “empregado” estava sendo considerado apenas como uma extensão da máquina. As melhorias de produtividade e de métodos eram somente implementadas segundo a visão de “especialistas”. Os proprietáriosdas empresas ou diretores tomavam suas decisões e transferiam suas informações e determinações através de “capatazes, chefes ou supervisores” para, assim, serem passadas aos “empregados” nas linhas de produção.
A Melhoria Contínua é o conjunto de atividades planejadas através das quais todas as partes da organização objetivam aumentar a satisfação do cliente, tanto para os clientes internos quantoexternos. Esta é uma das filosofias do Total Quality Management – TQM (Gerenciamento Total da Qualidade).
Demonstra que os esforços de melhoria da concorrência são constantes e que as expectativas dos clientes estão aumentando. É preciso melhorar se quisermos manter a parcela de mercado. Requer a concentração de todos, mas especialmente a dos altos gerentes que têm o poder de orquestrar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Kaizen (melhoria contínua)
  • Melhoria contínua
  • Kaizen-melhoria continua
  • O KAIZEN COMO SISTEMA DE MELHORIA CONTÍNUA DOS PROCESSO
  • Processos de melhoria continua kaizen. ferramentas da qualidade
  • APLICAÇÃO DO KAIZEN EM PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA EM UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS
  • A busca da melhoria contínua através da filosofia kaizen aplicada à ergonomia
  • melhoria continua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!