a melancolia de ullises

835 palavras 4 páginas
“A melancolia de Ulisses: A dialética do Iluminismo e o canto das sereias”
(Olgária Matos)

Nome: Débora Fernandes Cordeiro

01-Retome o conceito de Iluminismo no uso tradicional, e o termo iluminismo usado no texto. O Iluminismo no uso tradicional defende o uso da razão como o caminho para alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. Também defende a criação de escolas e a liberdade religiosa.
Segundo o texto o iluminismo filosófico tem suas raízes nas necessidades básicas: sobrevivência,auto conservação e medo,e que independente de tentar temer o medo,sempre haverá um impulso a auto conservação para não perder o seu próprio eu.

02-De acordo com o texto , a viagem de Ulisses à Ítaca é o caminho da constituição do sujeito racional.Explique.
A viagem è o caminho da constituição do sujeito racional,pois a disputa com as manifestações da natureza apesar de ser fisicamente mais fraco em relação as etapas que enfrentou Ulisses teve que fazer decisões racionais.Assim mostrando que ser racional sobrevive somente ao preço de seu próprio sonho , jamais pode se ter tudo , deve saber esperar e não se entregar aos prazeres sem antes calcular qual a hora certa de se agir sobre alguma situação.Com isso construindo o sujeito racionas .

03-Em que consiste a auto-preservação do eu ?
Pelo fato de temer o medo de perder o próprio eu , medo da morte,destruição assim gerando um ato egoísta do sujeito sobre si mesmo para se auto proteger.O eu se torna tão importante que tudo e todos não tem algum valor somente a si mesmo e qualquer outro se torna “inimigo”e assim achando que protege o próprio eu e o medo .

04-“A viagem de Ulisses é a viagem metafórica que a humanidade precisou realizar para efetuar a passagem da natureza para a cultura do instinto para a sociedade ...”.Explique. O sacrifício significa umas das formas mais coerentes para a passagem para a racionalidade assim trazendo o instinto para

Relacionados

  • loucos
    547 palavras | 3 páginas