A MEGACONSTRUÇÃO DE BELO MONTE E AS QUESTÕES SOBRE IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS (HIDRELÉTRICA)

3395 palavras 14 páginas
INSTITUTO DOM JOSÉ
De educação e cultura
CURSO DE LICENCIATURA ESPECÍFICA EM BIOLOGIA

A MEGACONSTRUÇÃO DE BELO MONTE E AS QUESTÕES
SOBRE IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS
(HIDRELÉTRICA)

FRANCISCO JADSON PINHEIRO

SOLONOPOLE – CE
2014

A MEGACONSTRUÇÃO DE BELO MONTE E AS QUESTÕES
SOBRE IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS
(HIDRELÉTRICA)

FRANCISCO JADSON PINHEIRO

Relatório de pesquisa apresentado ao Instituto
Dom José de Educação e Cultura, no Curso de
Licenciatura Específica em Biologia, como prérequisito para obtenção da N2.
Orientador (a):
Profª. Dra. Ticiane Brito.

SOLONOPOLE – CE
2014

INTRODUÇÃO

Durante a construção de uma hidrelétrica, diversos são os impactos ambientais que ocorrem. A grande questão dos cientistas é saber qual a real dimensão desses impactos e como eles podem ser amenizados, já que, dentro das fontes energéticas atuais, as hidrelétricas são consideradas fontes de energia renovável, ao contrário das fontes energéticas à base de combustíveis fósseis, por exemplo.
As usinas hidrelétricas são matrizes energéticas renováveis, ou seja, não se esgotam na natureza. São responsáveis pela produção de mais de 18% da energia elétrica no mundo.
No Brasil, essa marca é superior a 90%. Ao abordar o conteúdo relacionado às fontes de energia, é importante dar um destaque especial às hidrelétricas, pois essa é a principal fonte energética do Brasil.
Do ponto de vista ambiental, voltado para o Brasil ainda, a usina Belo Monte instalada no Pará, mais especificamente na região de Volta Grande do rio Xingu, a Belo
Monte será a terceira a nível mundial e terá uma capacidade de geração energética suficiente para atender milhares de famílias brasileiras. Sendo tal megaconstrução, vista como maus olhos por ambientalistas, pois a mesma deverá interromper o rio Xingu em um determinado trecho, prejudicando assim a vazão desse rio. Outro ponto que merece destaque é o que alguns estudiosos da área relatam: a vazão do rio Xingu é

Relacionados