A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensino e do aprender

Páginas: 8 (1765 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
NACARATO, Adair; MENGALI, Brenda Lemes da Silva; PASSOS, Cármem Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensino e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009


O livro “A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental- tecendo fios do ensinar e do aprender” faz parte da coleção “Tendências em Educação Matemática”, que busca aprofundar osconhecimentos relacionados à matemática, refletindo o movimento das tendências curriculares do seu ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, voltada para futuros professores e profissionais da área. Foi escrito pelas autoras Adair Mendes Nacarato, Brenda Leme da Silva Mengali e Cármen Lúcia Brancaglion Passos. Este está organizado em três partes, nas quais as vozes das autorasforam se complementando, sendo elas, aprender e ensinar matemática nos anos iniciais; o fazer matemático nos anos iniciais e; perspectiva para práticas de formação e de pesquisa.
No livro as autoras trazem uma discussão referente à formação matemática dos professores generalistas a partir do ensinar e aprender nas séries iniciais do ensino fundamental. A obra discute principalmente situaçõesmatemáticas desenvolvidas em sala de aula dos anos iniciais, discutindo concepções sobre o ensino da matemática, o ambiente de aprendizagem que favorece a aprendizagem e as relações professor-aluno. Também é abordado, reformas pelo qual o ensino da matemática passou nos últimos 30 anos, destacando os aspectos positivos e negativos das reformas.
Nos últimos anos o Brasil passou por algumasreformas curriculares no ensino da matemática, segundo Carvalho (2000), os currículos de matemática elaborados na década de 1980, na maioria dos países, trazem alguns aspectos em comum, tendo como inédito, quanto ao ensino da disciplina, a alfabetização matemática, indícios de não linearidade do currículo, aprendizagem com significado, valorização da resolução de problemas dentre outros. Esses aspectosfizeram-se presentes nas propostas curriculares dos estados brasileiros. Ao analisar essas propostas, Carvalho (2000), aponta pontos positivos, no que se refere ao nível das series iniciais do ensino fundamental, tais como o tratamento e análise de dados por meio de gráficos; a introdução de noções de estatística e probabilidade; o desaparecimento da ênfase na teoria dos conjuntos; a percepção deque a matemática é uma linguagem; o reconhecimento da importância do raciocínio combinatório; a matemática para atuação em sociedade em que está inserido.
Com relação os pontos negativos, Carvalho (2000) aponta o detalhamento de conteúdos e nos algoritmos das operações, sem oferecer sugestões de abordagens metodológicas compatíveis; a ausência de habilidades fundamentais como: cálculo mental,estimativas e aproximações; propostas com intenções construtivistas – que segundo o autor não contribuíam para o exercício profissional.
É importante considerar que os professores das séries iniciais tinham formação de nível médio, na modalidade magistério, os que ensinavam nos cursos de pedagogia não possuíam disciplinas voltadas à formação matemática específica, o que resultava em uma formaçãocentrada em processos metodológicos, desconsiderando os fundamentos da matemática, implicando numa formação com lacunas conceituais nessa área do conhecimento.
A Lei de Diretrizes de Bases (Lei 9.394) na década de 90 instituiu entre outras mudanças a formação em nível superior para professores que atuam nas séries iniciais, e um currículo comum nacional.
        Com os Parâmetros CurricularesNacionais (PCN) questões inovadoras para o ensino de matemática, foram apresentadas, Pires (2000, p.57) destaca a matemática colocada como instrumento de compreensão e leitura de mundo; o reconhecimento dessa área do conhecimento como estimuladora do “interesse, curiosidade, espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas”. Segundo a autora, as diretrizes dos PCN...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • anos iniciais do ensino fundamental
  • ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Letramento docente para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
  • A INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Relatório ensino fundamental dos anos iniciais
  • Paper
  • Prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!