A matemática no âmbito o PEA: Novos olhares geométricos

Páginas: 11 (2596 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES GEOMÉTRICOS
Mário Mardone da Silva
UFPE – email: mario.mardone@gmail.com
Orientadores: Adriano Pedrosa de Almeida
UFPE – email: adriano519@yahoo.com.br
Ana Emília de Castro
UFPE – email: aemilica@yahoo.com.br

RESUMO
Este trabalho trata da utilização do Tangram no ensino da geometria plana na Oficina de Jogos, desenvolvida pelo autor,enquanto bolsista, no Programa Conexões de Saberes UFPE e em parceria com o Programa Escola Aberta, como forma de tornar o ensino deste assunto mais dinâmico, através do lúdico, e contribuir para uma melhor formação de alunos da Escola Municipal Antônio Farias Filho, na cidade do Recife – PE.
Tendo em vista a importância da geometria em diferentes campos da vida humana e as dificuldades encontradas poralunos e até professores do ensino básico com a mesma, pensou-se na utilização do tangram como fomento para contribuir com esse déficit que na maioria das vezes perdura até o ensino superior.
A avaliação se dará através da análise duas avaliações, uma aplicada no início das atividades outra no termino das atividades, ambas abordando assuntos básicos da geometria plana.
Palavras chave: Tangram;Geometria; Lúdico; Jogos; Ensino.



INTRODUÇÃO
Diante dos problemas no processo de ensino-aprendizagem da matemática principalmente na geometria e apoiado em teorias educacionais, pensou-se na utilização de jogos que contribuíssem na aprendizagem da mesma tendo em vista sua importância no ensino básico onde os alunos devem aprender entender e aplicar seus conceitos, propriedades erelações.
Mediante esta problemática, pensou – se na utilização de jogos que colaborassem para o processo de formação do pensamento geométrico para alunos das séries iniciais, com o objetivo de fortalecer os conceitos, propriedades e aplicações propriamente citados.
Quanto mais cedo o aluno tiver contato com os principais conceitos geométricos e souber aplicá-los na resolução deproblemas, maior será o seu interesse pela disciplina.
(Guilherme Calderano, 15/06/2009)
É interessante ressaltar que desde os tempos mais remotos vem-se tentando encontrar maneiras lúdicas de se ensinar a matemática. Os jogos eram usados por Platão para tornar mais concretas certas abstrações. Ao passar do tempo, os jogos foram sendo usados pelos jesuítas em suas escolas na épocamedieval.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo resulta da integração entre a criança e as pessoas com quem mantém contatos regulares. Sendo assim, a família e o professor ,este ultima como mediador do conhecimento cientifica, assumem uma responsabilidade enorme no desenvolvimento da criança. O conceito central da teoria de Vygotsky é o de Zona de Desenvolvimento Próximo, que estárelacionado com a discrepância entre o desenvolvimento atual da criança e o nível que atinge quando resolve problemas com auxílio. O jogo, por exemplo, é um ótimo auxílio de aprendizagem.
"No desenvolvimento a imitação e o ensino desempenham um papel de primeira importância. Põem em evidência as qualidades especificamente humanas do cérebro e conduzem a criança a atingir novos níveis dedesenvolvimento. A criança fará amanhã sozinha aquilo que hoje é capaz de fazer em cooperação. Por conseguinte, o único tipo correto de pedagogia é aquele que segue em avanço relativamente ao desenvolvimento e o guia; devem ter por objetivo não as funções maduras, mas as funções em vias de maturação" (Vygotsky, 1979:138).
Vygotsky foi um dos precursores a defender o uso de jogos noensino da matemática como forma de garantir a melhoria da aprendizagem, e segundo ele, é através do jogo que a aluno aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
Para Piaget, que também apoia o uso de jogos no ensino da matemática, defende que o jogo é analisado como gênese...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NOVO OLHAR DIANTE DAS FORMAS DE ENSINAR MATEMÁTICA
  • Um novo olhar
  • Um novo olhar
  • Um novo olhar
  • Novo olhar
  • Jogos didáticos e geometricos na matemática
  • Lugares geometricos-matematica
  • : Novos olhares sobre o endomarketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!