A matemárica na engenharia mecânica

Páginas: 246 (61273 palavras) Publicado: 12 de março de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

A MATEMÁTICA NA ENGENHARIA MECÂNICA NA UFES

LUANA POLTRONIERI DE SOUZA

VITÓRIA 2008

LUANA POLTRONIERI DE SOUZA

A MATEMÁTICA NA ENGENHARIA MECÂNICA NA UFES

Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo,como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação e Linguagens, sublinha Linguagem Matemática vinculada ao campo científico de Educação Matemática. Orientadora: Profª. .Drª. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

VITÓRIA MAIO/2008

3

AGRADECIMENTOS

A Deus, por essa vida e por todas as oportunidades de aprendizado.

Á Diana e Lara que suportaramtantas ausências e nervosismos, com aquele olharzinho de “o que foi que eu fiz mamãe?”, mas com um enorme sorriso quando olhava para elas e dizia, “mamãe está ocupada, mas ama muito vocês”.

À querida Professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov, que foi mais mãe que orientadora.

Ao meu primo Eduardo Vianna Gaudio, pois sem seu incentivo eu não estaria aqui escrevendo estas linhas.

Aoscolegas de mestrado Hélio, Eliane, Cláudia e Ritinha, que engravidaram comigo e suportaram todas as minhas queixas sempre com palavras e abraços carinhosos.

Aos colegas da UFES Bohland, Geraldo Bull, Laudicéia e Sandra, companheiros de viagens, que com sua alegria sempre minimizaram a saudade de casa.

Aos meus amigos Amarildo e Aloísio Sfalsin que receberam inúmeros e-mails e telefonemas oradesesperados, ora efusivos, que relataram os altos e baixos de uma pesquisa e sempre retornaram palavras de incentivo.

Aos queridos engenheiros da Aracruz, que me receberam de braços abertos e contaram suas histórias.

Aos professores e amigos depoentes, pela sua atenção e alegria.

À Coordenadoria de Aperfeiçoamentos Pessoal de Nível Superior – CAPES pela bolsa de estudo concedida.

“Aarte de interrogar não é tão fácil como se pensa. É mais uma arte de mestres do que de discípulos; é preciso ter aprendido muitas coisas para saber perguntar o que não se sabe.” Jean Jacques Rousseau

RESUMO
É sabido que para ser um engenheiro precisa-se saber matemática. O que se discute é qual matemática é necessária para a engenharia e como esta matemática está sendo trabalhada. Esta é aquestão principal desta pesquisa que investiga as modificações e/ou permanências nas disciplinas matemáticas no curso de engenharia mecânica desde a criação do mesmo em 1966 até 2006, ano da última reforma curricular. Entrevistas, análises de documentos e revisão de literatura, foram metodologias utilizadas para a investigação. Poucas e pouco significativas foram as mudanças ocorridas no períodoanalisado. A matemática dos engenheiros é ministrada por matemáticos, os livros ainda são dos da década de 60, poucos sendo acrescentados às ementas, a prática de sala de aula ainda não absorve as novas tecnologias disponíveis, enfim, isto é uma questão séria que envolve a formação dos docentes e o modelo seguido pela universidade.

Palavras-chave: Ensino Superior da Matemática, Engenharia Mecânica,Educação Matemática.

ABSTRACT
It is known that to become an engineer you must know mathematics. The discussion here is that if mathematics is needed in engineering and how it has been wordked . This is the main issue in this research that investigates the changings and/or the staying of this matters in the course of mechanical engeneering in UFS since its creation – from 1966 – to 2006 thelast year of the curricular changes. Interviews, document analysis, literary reviews where methods used to answer the questions. They were few and less meaning the changings that happened during the period. Mathematics of engineers is taught by mathematicians. The books are from the 1960’s being few of them added to the amendments, and the practice in the classrooms does not absorb the new...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia mecanica, manutenção mecanica
  • Engenharia Mecanica
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia mecanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!