A mata de araucária

Páginas: 4 (890 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2011
A Mata de Araucária, ou Mata dos Pinhais, se estende pelas regiões do planalto sul do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até Minas Gerais. A Mata de Araucária é um bioma associado à Mata Atlântica.Esta floresta é do tipo subtropical, aberta, com árvores espaçadas entre si. A espécie dominante é a conífera Araucaria angustifolia, também conhecida como Pinheiro-do-paraná. As araucárias são árvorespré-históricas, da época dos dinossauros, e podem alcançar mais de 40 metros de altura. Sua copa tem forma característica e inconfundível, e seu tronco, que chega a atingir 8,5 metros decircunferência, é reto, cilíndrico, de casca grossa e resinosa, fornecendo uma madeira branca e macia.
Sua semente, o pinhão, serve como alimento para o homem, para as aves e os animais silvestres. Dentre asplantas que fazem parte dos pinheirais, estão a canela-guiacá, a imbuia, a uvaia, a cerejeira-do-mato, o pinho-bravo, a guabiroba, o guamirim, a peroba, o bugre, bracatinga, a erva-mate e muitas outras.  
                                        Mata de Araucária

A Mata de Araucária não existe mais como floresta contínua. No século XVI, estendia-se por uma área de mais de 100 mil quilômetrosquadrados. Hoje, está reduzida a 2% dessa área. Décadas de exploração madeireira, avanço agrícola e crescimento urbano, praticamente dizimaram a floresta.
 
O nome indígena “Curitiba”, dado à atualcapital do Estado do Paraná, quer dizer “imensidão de pinheiros” (curi = pinheiro; tiba = grande quantidade.
 
Plantio da Araucária

A Araucária é uma planta dióica, isto é, suas flores, masculinas oufemininas, nascem separadas, em árvores diferentes. A árvore fêmea produz a “pinha” (estróbilo feminino) de onde saem os pinhões, que são as sementes do pinheiro. A árvore macho produz o “pinheco”(estróbilo masculino) de onde saem os grãos-de-pólem. Os pinhões são semeados em covas previamente preparadas ou por transplante de mudas já formadas. A cova deve ser maior que a embalagem e ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mata araucaria
  • Mata das Araucárias
  • Mata de araucárias
  • Mata atlântica e mata das araucarias
  • Mata das araucarias
  • Mata das Araucarias
  • Mata das Araúcarias
  • mata araucaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!