A.maslow A.M

652 palavras 3 páginas
Teoria de auto-realização de A.Maslow

Biografia de A.Maslow

Abraham Harold Maslow nasceu no Brooklin, Nova Iorque, no dia 1 de Abril de 1908 ,
Estudou psicologia
Morreu em 1970, com 62 anos, vitima de ataque cardiáco.

Teoria da hierarquização das necessidades humanas

Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância.

Na base da pirâmide estão as necessidades mais simples(fisiológicas)e no topo, as mais complexas (auto- realização).
Para chegar ao topo da pirâmide , é necessário ultrapassar todas as necessidades anteriores.
Existe uma ideia de um ciclo motivacional
Quando o ciclo motivacional não se realiza, existe a frustração da pessoa.

O ciclo motivacional inicia com o surgimento de uma necessidade, que é uma força dinâmica, que persiste e provoca o comportamento. Cada vez que surge uma necessidade, a mesma rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão, insatisfação, desconforto e desequilíbrio.

Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrará a satisfação da necessidade e, então descarrega a tensão provocada por ela(necessidade). Satisfeita a necessidade, o organismo volta ao estado de equilíbrio anterior, que é a sua forma normal de estar.
A necessidade nem sempre pode ser satisfeita. Pode ser frustrada, ou ainda pode ser compensada. No caso de frustração da necessidade, no ciclo motivacional, a tensão provocada elabora uma barreira ou um obstáculo para sua liberação. Quando a saída adequada não é adequada , a tensão, contida no organismo, procura um meio indireto para sair, seja por via psicológica (agressividade, descontentamento, tensão emocional ou indiferença) seja por via fisiológica (tensão nervosa, insónia, repercussões cardíacas ou digestivas).
Outras vezes, a necessidade não é satisfeita nem frustrada, mas

Relacionados