A MASIFICAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

622 palavras 3 páginas
FACULDADE CATOLICA DO TOCANTINS
CURSO ADMINISTRAÇÃO 1º PERIODO PROFESSOR: OSNILSON
ALUNO: KLEBER BARBOSA.

A MASSIFICAÇÃO DA COMUNICAÇÃO E OS SEUS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

O avanço da tecnologia, a evolução da informática e das transmissões televisivas diminuiu em muito as barreiras da informação; todos podem ficar sabendo de um acontecimento ao mesmo tempo e em tempo real.
Este trabalho visa expor resumidamente as opiniões positivas e negativas sobre massificação da comunicação. A comunicação é fator de ensinamento de como interagir com o meio em que vive, com ele mesmo. Mas será que todo tipo de comunicação é válida e saudável? Trazem cultura e informação que contribuem para a formação intelectual de cada individuo.
Vamos ver as opiniões de dois grandes pensadores: a visão positiva de Marshall Macluhan , um pensador contemporâneo e autoridade em comunicação de massa. E também a visão negativa de Thodor Adorno e Max Horkheimer sobre a comunicação massificada.
Marshall Macluhan, vê a comunicação como um extensão do ser humano, não pode viver sem, o homem tem grande necessidade de se comunicar, dominar e passar adiante o feito, como algo já automatizado. Os meios como esta comunicação vem, é que deve ser filtrada, sendo que toda informação tem sua utilidade o que a difere se é boa ou ruim, é o modo como será tratada e usada. A sociedade em constante modificação de comportamento pede, cada vez mais a atualização do que se passa no mundo. O homem por si só é uma forma de expressão mesmo recebendo idéias prontas do que seguir ou ser.
Theodor Adorno e Max Horkheimer em visão negativa da massificação da comunicação afirma, que tais meios de comunicação alienam a sociedade, sendo que todos recebem informações sem averiguar, sem legitimar. Vê a sociedade como refém da tecnologia de forma que não conseguem mais realizar tarefas sem a mesma. O ser humano já não vive uma realidade escolhida, mas, se adéqua a algo pronto, algo que todos

Relacionados

  • A inclusão do idoso na estratégia de saúde da família e a transposição das barreiras institucionais
    7650 palavras | 31 páginas