A malária

Páginas: 6 (1372 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL




MALÁRIA










Salvador
2014








MALÁRIA


Trabalho apresentado ao Professor Gustavo Cabral, da disciplina Saneamento Básico, da turma 60.01.00, turno matutino, do curso de Engenharia Civil.




Salvador
2014
SUMÁRIO

1.0-Introdução................................................................................. 04
2.0- Causas e Transmissão............................................................. 04
3.0- Sintomas.................................................................................... 06
4.0- Tratamento................................................................................ 08
5.0-Prevenção.................................................................................. 08
6.0- Situação Atual da Malária no Brasil........................................ 09
7.0- Referências Bibliográficas....................................................... 11




















1.0- Introdução

Também conhecida por impaludismo, febre palustre, maleita, sezão, a malária continua sendo, entre as doenças causadas por protozoários, ade maior impacto nas populações do mundo, isso porque os plasmódios são encontrados em áreas onde habita quase a metade da população mundial. É uma doença infecciosa causada porprotozoários do gênero Plasmodium e transmitida ao homem por fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles, produzindo febre, calafrios e sudorese. Quatro espécies de plasmódio podem causar a doença: P. falciparum, P.vivax, P.malariee P. ovale.

Nas Américas, 21 países são endêmicos e 357 milhões (38,6%) de habitantes estão expostos ao risco de adoecer. Na América Latina, onde prevalecem características ambientais altamente favoráveis à permanência dos plasmódios e principalmente porque hábons criadouros naturais do vetor, o maior número de casos é verificado na Amazônia Legal (divisão política do território nacionalque engloba nove Estados: Amazonas - AM, Amapá - AP,Acre - AC, Maranhão - MA, MatoGrosso - MT, Pará - PA, Rondônia -RO, Roraima - RR e Tocantins - TO)com registros de 500 mil casos por ano(WHO, 2005). O Brasil é responsável por um terço dos casos notificados de malária, estando os Estado do Amapá entre as áreas de médio e alto risco(BRASIL, 2008).



2.0- Causas e Transmissão

O ciclo damalária humana é homem-anofelino-homem. Geralmente é a fêmea que ataca porque precisa de sangue para garantir o amadurecimento e a postura dos ovos. Depois de picar um indivíduo infectado, o parasita desenvolve parte de seu ciclo no mosquito e, quando alcança as glândulas salivares do inseto, está pronto para ser transmitido para outra pessoa.
A malária é provocada por protozoários parasitas quesão transmitidos para o ser humano através da picada da fêmea do mosquito anopheles, por transfusão de sangue contaminado, através da placenta (congênita) para o feto e por meio de seringas infectadas. O mosquito pica uma pessoa contaminada, levando os protozoários para outra pessoa representada na figura 1.



Figura 1- Ciclo da Malária
Na primeira etapa da invasão o merozoíto adere àsuperfície eritrocitária. Esse contato inicial, reversível, pode ocorrer em qualquer parte da superfície do merozoíto e certamente envolve moléculas presentes, tais como MSP-1 (Proteínasde Superfície do Merozoíto-1), pertencente à família MSP (Proteínas de Superfície do Merozoíto) que parece ser essencial à aderência, invasão e sobrevivência do P.falciparum, enquanto que para oP. vivax os ligantes ereceptores até o momento identificados são dois, respectivamente Proteína de Ligação ao Duffy (PvDBP) eProteínas de Ligação ao Reticulócito (PvRBP) que se ligam ao receptor antigênico Duffy para quimiocinas (DARC) e aos receptores presentes nos reticulócitos.

3.0- Sintomas

Saber identificar os sintomas da malária é importante para iniciar o tratamento precocemente e assim diminuir o risco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Malaria
  • malária
  • Malaria
  • Malária
  • Malaria
  • malaria
  • A MALARIA
  • Malaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!