A Macdonalização do Ensino

1869 palavras 8 páginas
A Macdonaldização do ensino
Prof. Ms. Noraldir Marino
RESUMO

Este artigo expõe o mais novo ataque sofrido pela educação como forma de aquisição de conhecimento crítico, impetrado por aqueles que não vêem qualidade e posicionamento crítico como metas pedagógicas.
Visa demonstrar mais uma americanização consumista que sofre o povo brasileiro na sanha colonialista que determina o que deve ser bom para o terceiro mundo aprender, a fim de se consolidar como mercado.
INTRODUÇÃO
Na sanha consumista da sociedade atual, a educação encontra-se em situação de destaque no que se refere venda de serviços. MBAs, centros politécnicos, cursos de pós graduação, enfim um sem número de ofertas de especialização rápidas para adequar o pretendente a empregos aos tempos atuais, que desfiguram de certa forma a educação no Brasil.
Não pretendo fazer com este artigo a avaliação desta ou daquela instituição, mas repensar a própria educação como um todo, em seu processo democrático e característico, diante as mudanças que se anunciam, se faz necessário para o "repensar" dos objetivos educacionais que devemos priorizar no país.
Neste contexto, cabe analisar com profundidade e isenção o processo de padronização pelo qual passa a educação na atualidade, denominado de MacDonaldização pelos autores do estudo em que se baseia este artigo, professor e bolsista da área de administração, incomodados com esta padronização que descaracteriza a apreensão de conhecimentos como tarefa democrática
"A MacDONALDIZAÇÃO DO ENSINO"
Assim como na alimentação, a neurose coletiva estadunidense, pela economia de tempo (para o retorno ao trabalho) que se fez copiar pela maior parte do mundo, como um tributo à globalização, chegou à educação.
Da mesma forma que na alimentação, algumas instituições educacionais vêm buscando a padronização na educação, até mesmo para não se correr o risco de Ter a valorização do diverso, do individual. Mas, porque se busca padronizar algo que deveria ser, antes de

Relacionados

  • A questão da competividade e individualismo escolar em tempos de neoliberalismo¹
    1768 palavras | 8 páginas
  • A importancia do direito a diversidade
    66355 palavras | 266 páginas
  • Alimentaçao
    101186 palavras | 405 páginas
  • Paixões sentimentos morais e emoção
    160549 palavras | 643 páginas