A maçã: um sabor através dos tempos

Páginas: 15 (3677 palavras) Publicado: 12 de junho de 2011
Resumo

Este trabalho apresenta a maçã, sua produção e uso desde a antiguidade. Também fala de mitos e rituais envolvendo o fruto e, apresenta uma receita que retrata seu uso nas Idades Antiga, Média, Moderna e Contemporânea.

Palavras-chave: Maçã, Culinária, Períodos Históricos

1. Introdução

A finalidade deste é preparar um prato baseado em quatro grandes épocas da história:Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, tendo o ingrediente “maçã” como protagonista. Visa estudar os períodos da história através de um ingrediente que foi utilizado desde a pré história.

2. Problema e objetivo do estudo

É sabido que a maçã foi largamente utilizada na medicina, na culinária e em feitiços amorosos desde o terceiro milênio antes de Cristo (DALBY,2003).
Apesquisa tem como objetivo saber quais os pratos que realmente utilizavam a fruta como ingrediente ao longo dos séculos e reproduzi-los na prática para apresentação e degustação, mostrando como o modo de comer, os alimentos ingeridos e a forma de prepará-los traduz todo um simbolismo sociocultural da época na qual as pessoas estavam inseridas.

3. Justificativa

A apresentação tem importânciaprimeiramente histórica, já que fala sobre diversas épocas e sua cultura gastronômica. Além disso resgata receitas e cozinheiros importantes do passado e presente, sendo uma oportunidade única de conhecer diversas culturas e sabores.

4. Componente teórico

4.1 Pré- História

Arqueólogos se depararam com restos carbonizados de maçã pertencentes à Idade do Ferro, em alguns lagos pré-históricosda Suiça e também há provas que confirmam que maçãs eram comidas por povos da Idade da Pedra na Europa, onde é encontrada em estado selvagem nas matas das regiões temperadas (PRIYA,2004).

4.2 Idade Antiga

A macieira é considerada a mais velha das árvores cultivadas no mundo, no entanto sua origem exata não é conhecida, mas acredita-se que se espalhou através de sementes a partir daÁnatolia ( Asia Menor) para a Mesopotâmia, onde resquícios de maças fatiadas secas foram descritos em fontes literárias e encontrados por arqueologistas (ROOT, 1980).
As primeiras macieiras foram plantadas e cultivadas pelos romanos. No Oriente Médio no terceiro e segundo milênio antes de Cristo, a maçã era importante na culinária,para feitiços amorosos e na medicina (DALBY,2003)Malus Assiria quam alii Medicam vocant, venenis medetur. Folium eius est unedonis intercurrentibus spinis. Pomium ipsum alias non manditur, odore praeceli foliorum quoque, qui transit in vestes uma conditus arcetque animalium noxia. Arbor ipsa omnibus horis pomifera est, aliis cadentibus, aliis maturescentibus, aliis vero subnascentibus (Naturalis Historia, XVII, 15-16)

Amacieira da Assíria , que outros chamam de “médica”, é um remédio contra venenos. A folha dela é de espinhos intercorrentes como a do medronheiro. O próprio fruto, por outro lado, não é de comer, ela se faz notar pelo odor das folhas, o qual, por imersão passa para as roupas e afasta danos causados por animais. A mesma árvore é frutífera em todos os momentos, seja nos de queda, de maturação ouainda de brotação. (APICIUS, IV ou V AC)

Na Grécia, a maçã era uma fruta típica de pomares, como consta na Odisséia (HOMERO 700 AC). Pela versão puramente mitológica- narrada principalmente na Ilíada e na Odisséia, poemas épicos atribuídos ao grego Homero, que viveu por volta de 850 a.C- a história do conflito começa numa festa para a qual são convidados os principais deuses gregos, com exceçãode Eris, deusa da discórdia.. Como vingança, Eris oferece uma maçã de ouro a convidada mais bela da festa, gerando uma disputa entre as várias deusas presentes. Para resolver a questão, Zeus, o grande chefe dos deuses, exige que o príncipe Páris, filho de rei de Tróia, escolha a vencedora. Afrodite, deusa do amor é apontada como a mais bela, mas para conseguir isso ela ofereceu antes um presente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cebola sabor Maçã
  • corpo midia atraves dos tempos
  • A informática através dos tempos.
  • Tortura através dos tempos
  • Arte através dos tempos
  • A HISTORIA DA CONTABILIDADE ATRAVES DOS TEMPOS
  • a telefonia atraves do tempo
  • literatura atraves dos tempos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!