A música

Páginas: 6 (1336 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
Eu estava fazendo a seleção das músicas para gravar pro senhor e percebi que separei os cd’s em MPB e Músicas Bregas. E então, parei pra pensar sobre a música brasileira. Eu tenho em meu acervo mais de 8 mil músicas, a maioria brasileira. Músicas de todas as épocas. E daí pode-se perceber os caminhos que o país percorreu até hoje, e tive medo de tentar descobrir, onde vai chegar!
Atento-me afalar somente do tempo que tenho vivido, posso começar pelos anos 70, onde a música foi dividida em dois grande blocos: a MPB e a música brega. E eu me perguntei “por que algumas músicas receberam o rótulo de brega, e mesmo assim explodiam nas rádios?” A MPB, também explosão, foi um estilo que trazia em suas letras pura poesia, mas nunca uma poesia simples, eram sempre muito sofisticadas erebuscadas. Havia àqueles que traziam uma bagagem dos anos 60, carregada de teor político-social, onde tentavam falar o que não podiam, mas mesmo assim o diziam, “...em caras de presidentes, em grandes beijos de amor, em dentes, pernas, bandeiras, bombas e Brigitte Bardot...” ou “...cálice, afasta de mim este cálice, Pai. De vinho tinto de sangue...”. E aí, a garotada mais instruída, fazia daquilo um hinoe saía cantando pelas ruas, não mais como na década anterior, mas ainda sob o peso da repressão política. Mesmo assim, nesta leva, a poesia romântica era aplicada a todo momento, por cantores “velhos de guerra” e também àqueles que estavam chegando nesta época mesmo “foi assim... com a roupa encharcada e a alma repleta de chão, que muita gente boa pôs o pé na profissão de tocar um instrumento ede cantar, não se importando se quem parou quis ouvir..”, “você me pergunta pela minha paixão, lhe digo que estou encantado com uma nova invenção, eu vou ficar nesta cidade, não vou voltar pro sertão, pois eu vejo vir vindo o sopro da nova invenção...”. Eram letras dignas de serem estudadas e desmembradas dentro de salas de aulas universitárias, embora naquela época ainda não fosse possível! Masos jovens tinham esta bagagem cultural, eles conseguiam ouvir e entender exatamente o que o artista queria dizer. Exigi-se muitas vezes, um conhecimento prévio de diversos assuntos para perceber a analogia proposta pelo artista. “... Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas, vivem para seus maridos, orgulho e glória ...” “...que tal nós dois, numa banheira de espuma: El cuerpo caliente, umdoce forniente, sem culpa nenhuma...”. Os festivais estavam repletos de talentos explosivos, que passavam horas, tentando serem inteligentes em suas obras. “...o mar passa saborosamente, a língua na areia. E bem debochada, cínica que é, permite, deleitada esses abusos do mar...por trás de uma folha de palmeira a lua, poderosa, mulher muito formosa, vem nua...”. Ou surpreendente em sua execução,como foi o caso de Elis Regina, no palco! Porque o público exigia isso. O público exigia, inconscientemente, que sua emoção erudita fosse desafiada.
E a música brega??? Pois é. Como nem todo brasileiro tinha acesso à cultura que lhe permitisse ter o raciocínio desafiado, haviam àquelas músicas que o saciavam. Entretanto, apesar da linguagem simples, fácil e clara, não deixava de ser também umapoesia, daquelas que tocam à alma. Porque isto é a música, uma composição de melodia e letra que tocam a alma, que despertam sensações e descrevem sentimentos. “...eu queria ter uma casinha branca de varanda, um quintal e uma janela para ver o sol nascer...”, “...não, eu não consigo acreditar no que aconteceu, era um sonho meu, nada se apagou. Eu já não consigo viver dentro de mim e viver assim équase morrer...” ou “...já cheguei a tal ponto, de me trocar diversas vezes por você, só pra ver se me encontro..”.
E assim, adentramos os anos 80, com a música brasileira suplantando a americana em qualquer rádio. A geração de final de 60 e início de 70 estava incrivelmente inspirada e intelectualmente preparada para conseguia digerir a música americana e transformá-la em ritmo próprio. Foi a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Músicas
  • Musica
  • Música
  • musicas
  • Música
  • A musica
  • Música
  • Musica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!