A música renascentista

Páginas: 11 (2644 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
A Música Renascentista

I. Aspectos Históricos

Os compositores da época passaram a ter um interesse muito mais vivo pela música profana (música não religiosa), e em escrever peças exclusivamente para instrumentos, já não usados somente para acompanhar vozes. No entanto, os maiores tesouros musicais renascentistas foram compostos para a igreja, num estilo descrito como polifoniacoral ou policoral e cantados sem acompanhamento de instrumentos. A música renascentista é de estilo polifônico, ou seja, possui várias melodias tocadas ou cantadas ao mesmo tempo.

• Música Vocal: Na Basílica de São Marcos, em Veneza, havia dois grandes órgãos e duas galerias para coro, situadas em ambos os lados do edifício. Isso deu aos compositores a idéia de compor peças para mais de umcoro, chamadas policorais. Assim, uma voz vinda da esquerda seria, de certa forma, respondida pelo coro da direita e vice-versa. Algumas das peças mais impressionantes são as de Giovani Gabrielli (1555 – 1612), que escreveu corais para dois, três ou até mais grupos.
Na música vocal havia, como um certo tipo de coral, os Motetos que eram peças escritas para, no mínimo, quatro vozes, cantadosgeralmente nas igrejas. Havia também os Madrigais, esses eram canções populares escritas para várias vozes e que se caracterizam por não ter refrão. Esses tipos de coro fizeram um grande sucesso na Inglaterra do século XVI e, talvez por esse motivo, passaram a ser cantados nos lares de todas as famílias apaixonadas por música.

• Música Instrumental: Até ao começo do século XVI, oscompositores usavam os instrumentos apenas para acompanhar o canto que muitas vezes eram feitos apenas para música profana. Contudo, durante o século XVI, os compositores passaram a ter cada vez mais interesse em escrever música somente para instrumentos. Em muitos lares, além de flautas, alaúdes e violas, havia também um instrumento de teclado, que podia ser um pequeno órgão, um virginal ou umclavicórdio. A maioria dos compositores ingleses escreveu peças para o virginal. No Renascimento surgiram os primeiros álbuns de música, só para instrumentos de teclados. Muitos instrumentos, como as charamelas, as flautas e alguns tipos de cornetas medievais e cromornes continuavam populares. Outros, como o alaúde, passaram por aperfeiçoamentos.

II. Origens

A música renascentista data doséculo XIV no sul da Europa e, de um pouco mais, tarde no norte europeu. Os compositores dessa época desejavam escrever música secular sem se preocupar com as práticas da Igreja. Eles sentiam-se atraídos pelas possibilidades da escrita polifônica (que fornecia oportunidades técnicas para efeitos de grande brilho, que eram impossíveis até então) na qual cada voz podia ter sua própria linha melódica. Umaforma secular de composição foi o Madrigal que surgiu no século XIV, na Itália. Os compositores escreviam madrigais em sua própria língua, em vez de usar o latim, o que foi um grande avanço, pois o latim era a língua oficial dos cânticos de igreja.
Os compositores flamengos escreveram obras neste estilo, embora se dedicassem quase essencialmente à composição sacra.
Alguns dessescompositores renascentistas destacaram-se como:

• Giovanni Pierluigi Palestrina (1514-1594): Foi organista e regente de coral em várias igrejas. Considerado um dos maiores criadores de música sacra, este compositor italiano, um mestre do contraponto, obtinha um grande equilíbrio em suas composições, no ritmo, harmonia e melodia. Sua missa mais famosa é a que fez dedicada ao Papa Marcelli

•Josquin des Préz (1440-1521): Discípulo de Okeghem, aprendeu as sutilezas do velho sistema proporcional e os princípios da imitação canônica. O seu estilo foi também marcado pela escola de Obrecht e Busnois, onde pôde descobrir os segredos da expressão sensível. Viveu os últimos dez anos de sua vida em Condé-sur-L'escault, como cônego

• Claudio Monteverdi (1567-1643): Compositor e violista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • musica renascentista
  • Musica renascentista
  • Musica Renascentista
  • Música renascentista
  • Musica renascentista
  • MUSICA RENASCENTISTA
  • Música renascentista
  • A musica renascentista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!