A música na educação infantil

Páginas: 5 (1133 palavras) Publicado: 19 de junho de 2011
Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil

A Música como Proposta de Interação no Berçário II da Creche Professora Aparecida Portilho Bento de Azevedo – Nova Olímpia – MT

A Música na Educação Infantil

O Desenvolvimento Infantil

Linguagem e CódigosRosinéia Mendes Borges de Oliveira

Tutora: Nereide Aparecida Borigoto

Co – Orientador:Everaldo Fernandes Barbosa

AGF/CEFAPRO – Tangará da Serra – MT

Nova Olímpia - MT
Julho, 2011
1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho trouxeesclarecimento referente ao importante papel da música na educação infantil. Evidencio-a também como facilitadora do processo de ensino/aprendizagem e instrumento para tornar a sala de aula um lugar mais alegre e receptivo.
Contribuiu também para ampliar o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu acesso não deve ser privilégio de poucos.A música tem como finalidade desenvolver habilidades nas crianças de forma a contribuir para tornar o ambiente escolar agradável e ajudar no trabalho de socialização.
Pode ainda ser como instrumento de relaxamento para alunos que se agitam muito nas atividades motoras e físicas, além de ser um rico recurso didático que inserida nas aulas auxiliam dodesenvolvimento oral, social, matemático, etc.
Pensando nisto este Projeto de Estudo foi desenvolvido para favorecer aprendizado das crianças do Berçário II da Creche Professora Aparecida Bento Portilho de Azevedo no que diz respeito ao desenvolvimento como um todo.

2.OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Compreender a importância da música como proposta pedagógica noberçário II.

2.2 Objetivos Específicos

• Verificar o envolvimento das crianças nos temas quando trabalhados com aulas musicadas.

• Perceber a construção do conhecimento das crianças em trabalhos com música.

3. REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLOGIA

Os trabalhos desenvolvidos neste Projeto de Estudo foram através depesquisas bibliográficas, com a finalidade de conhecer o que os pensadores renomados defendem e expõe suas idéias sobre a importância da música como instrumento pedagógico, em sala de aula.
Com início das pesquisas o material de apoio foi do PROINFANTIL, além dos escritos de Jean Piaget, Henrique Wallon, Vygostsky e outros, além das pesquisas documentais nos PCNs e o P.P.P. daCreche Municipal.
Este trabalho iniciou com as pesquisas bibliográficas e documentais, com o objetivo de ser desenvolvido em sala de aula levando para as crianças o que estamos aprendendo na teoria através dos livros de atividades e encontros com nossos tutores além de outras indicações bibliográficas que nos foram fornecidas.
O tema escolhido foi AMúsica na Educação Infantil como Proposta de Interação no Berçário II. Esse tema foi escolhido pela necessidade de se trabalhar com a música desde a primeira idade, e os objetivos foram elaborados no intuito de desenvolver na instituição de educação Infantil.
A importância de compreender as teorias e idéias de estudiosos que defendem a música como instrumento positivo parao aprendizado das crianças na educação infantil.
Os estudos realizados até o presente momento tem sido de grande valia para o crescimento dos profissionais envolvidos, como também melhorando o relacionamento com os alunos.
Com a leitura de um artigo que relata sobre A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA E DO MOVIMENTO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, de Leila...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Música na educação infantil
  • A educação da música na educ infantil
  • a importância da música na educação infantil
  • Música na educação infantil
  • Importancia da musica na educação infantil
  • Musica na educação infantil
  • A importancia da musica na educação infantil
  • A Importância da Música na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!