A música na arteterapia

Páginas: 3 (699 palavras) Publicado: 27 de junho de 2011
A MÚSICA NA ARTETERAPIA

A Arteterapia, recurso terapêutico focado na melhoria da qualidade de vida do sujeito, bem como na integração de sua psique, utiliza a arte como meio gerador, emtodas as suas modalidades: artes plásticas, teatro, dança, música, etc.

Por ter o foco no sujeito e não no produto artístico, ao indivíduo dentro do setting Arteterapêutico, não é preciso serum exímio desenhista para desenhar, nem estudar artes cênicas para atuar, ou conhecer harmonia e solfejo para cantar.

O principal, no processo arteterapêutico, é que o sujeito se sinta seguroe livre de julgamentos para que possa se expressar criativamente. A partir da sua produção criativa, ele pode entrar em contato com as questões que precisam ser trabalhadas, seus conflitos, suassombras, seus recalques.

O uso da música neste processo deve se dar com leveza e liberdade, sendo utilizado naturalmente, sem que se torne algo obrigatório, mas sim, integrado com o todotrabalhado durante os encontros. O poder de cura da música e sua influência sobre os estados psíquicos e emocionais das pessoas, faz com que ela seja uma poderosa aliada no trabalho com a Arteterapia.Desta forma, é possível escutar música em tudo. O nosso próprio corpo é uma orquestra completa: respiração, batimentos cardíacos, ritmos dos movimentos, nossa voz, etc. As ruas produzem músicaconstantemente: motores, buzinas, sirenes, etc. E também a natureza, trovão, chuva, vento, rio, mar, pássaros.

Entender a música dentro de um conceito amplo pode ser útil para o processoarteterapêutico. A música é capaz de proporcionar saúde, sensibilidade e equilíbrio ao ser humano, agindo em três níveis: biológico, psicológico e social.

A simples audição de uma música podetrazer à tona conteúdos emocionais importantes para a terapia; o trabalho com letras de músicas (leitura, colagens, etc.) também pode ser muito revelador; a produção de ritmos e sons pode propiciar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Sombra na Arteterapia. O conto que a música canta: novas formas de expressão.
  • Arteterapia
  • arteterapia
  • Arteterapia
  • arteterapia
  • Arteterapia
  • arteterapia
  • arteterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!