A música como recurso nas práticas pedagógicas da educação infantil

Páginas: 15 (3578 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
A MÚSICA COMO RECURSO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL










RESUMO: Visando trabalhar a música como recurso pedagógico nas Práticas de Educação Infantil, buscou-se verificar de que maneira os/as educadores/as vem utilizando a música na Educação Infantil. Percebeu-se que a música deve ser considerada como um meio de expressão e forma de conhecimento acessível,podendo influenciar na aprendizagem das crianças, pois desperta a curiosidade, a imaginação, a criatividade, a reflexão, a imitação e contribui para construção conjunta de novos conhecimentos. Diante disto, as brincadeiras musicais – dramatização, cantigas, jogos educativos - contribui para reforçar todas as áreas do desenvolvimento infantil, representando um inestimável beneficio para a formação e oequilíbrio da personalidade da criança.


PALAVRAS – CHAVE: Criança, Música, Aprendizagem.

ABSTRACT:


























O presente artigo pretende salientar a música como recurso pedagógico auxiliar os/as educadores/as nas praticas de Educação Infantil, tendo como suporte a fundamentação teórica e as reflexões teórico-práticas desenvolvidas no decorrer daPrática de Ensino em Educação Infantil do curso de Pedagogia.
A pesquisa realizou-se em uma turma de Jardim I e Jardim II no Centro de Educação Infantil Tia Mariazinha Sertão do Maruim – São José no período de maio/2005 a maio/2006, durante a realização do estágio (6(, 7( e 8( período).
A partir do projeto desenvolvido no 6º período buscamos verificar de que maneira os/as educadores/astêm trabalhado a música nas práticas pedagógicas na educação infantil. Dentre estas buscas, selecionamos alguns objetivos que nortearam todo o trabalho desenvolvido: verificamos os repertórios musicais que tem sido trabalhado pelos/as educadores/as; Identificamos elementos da música em que, por meio de expressões as crianças puderam interagir com os outros, com o corpo, com a voz e ampliar seuconhecimento de mundo; propusemos momentos para que pudessem expressar sensações, sentimentos e pensamentos, através de improvisações, composições e interpretações musicais.
Buscamos alcançar nas crianças, a livre-expressão, desenvolver a concentração, percepção visual, a auto-estima, coordenação motora ampla e fina, afetividade, criatividade e participação nas atividades de artes como recorte,colagem, pintura, enfim a exploração da música através de atividades lúdicas.
A linguagem musical é um excelente recurso para o desenvolvimento e para a expressão corporal, do equilíbrio e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social. Considerando o fato de que a música possibilita a formação de um tipo diferenciado de representação mental, que não se processa do mesmo modo queas proposições verbais; a flexibilidade de interpretação, de criação e de execução que a música exige, daquele que se ocupa dela, passa a ser uma das características das crianças que obtém experiências musicais.
Nessa perspectiva o fazer musical, a exploração sonora, a expressão corporal, o escutar e o perceber com significado, a improvisação, a composição, a comunicação de sentimentos, aexperiência social e a utilização do cotidiano tornam o lugar de destaque na prática docente através da ação que dá prazer, espaço de múltiplas descobertas que conduzem à sistematização da experiência a partir da qual se estruturarão as habilidades musicais. “Todo o trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira musical, aproveitando que existe uma identificação natural dacriança com a música” (SALLES apud BRITO, 1989, p. 29).
O/A educador/a consciente apresentar as crianças as mais variadas situações de aprendizagem, e entre elas as que envolvem a linguagem musical. É importante lembrar que a atividade com linguagem musical não é simples oportunidade para o/a educador/a fazer recreação. Em muitas circunstâncias bem planejadas, ela é a forma de representação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Praticas pedagogicas na educação infantil
  • Praticas pedagogicas na educação infantil
  • práticas pedagógicas na educação infantil
  • Prática pedagógica na educação infantil
  • “Prática pedagógica na educação infantil”
  • A prática pedagógica na educação infantil
  • Prática pedagógica na educação infantil
  • Pratica Pedagogica na Educacao Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!