A mídia e sua influência no comportamento de crianças e adolescentes

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2013
A mídia e sua influência no comportamento de crianças e adolescentes


Introdução

Em meio a uma sociedade em que na antiguidade desconhecia a infância e tinha a criança como uma representação em miniatura do adulto e sem singularidades, sendo ela considerada por muito tempo como um ser passivo que precisava ser protegido e treinado por sua dependência e agilidade.
Essa criança vivia aparte do mundo dos adultos, não tinha voz e era considerada vazia, por isso não tinha “valor econômico” para o mercado, e que posteriormente foi modificando com a modernidade.
Com o reconhecimento da infância, a criança passou a ser percebida não só pela família, como também pelo Estado e pelo mercado como consumidora, devido à forte influência na estrutura familiar.


DesenvolvimentoAtualmente, a criança passou a ser reconhecida legalmente pelo Estado e pela família, mas devido à quantidade de afazeres que envolvem os membros familiares, continua vivendo em um mundo a parte dos adultos, expostos as tecnologias e às diversas mídias. Meios estes que os pais encontraram para manterem seus filhos quietos em casa sem causar-lhes muitas preocupações.
Muitos desses pais ainda nãoperceberam ser este um grande engano, pois a exposição dessas crianças diante das mídias por longo tempo, além de bombardear e seduzir as crianças desde muito cedo com propagandas diretas de publicidades, programas infantis e lançamentos de objetos referentes aos programas, roubam-lhes o direito de serem crianças e de se desenvolverem dentro dos padrões normais de seu desenvolvimento.
SegundoBaudrillard (1999), a mídia funciona como um instrumento de criação da realidade e age de forma ativa difundindo as informações e definindo os rumos do mundo social. Em uma de suas criticas Baudrillard já previa que “a supremacia no controle da informação e sua transmissão como produto de consumo causaria um esvaziamento do sentido das coisas e a perda da capacidade do indivíduo de ser autor desua própria história”.(BAUDRILLARD, 1999, P 25 )
A partir do reconhecimento da infância e do novo modelo familiar, a criança passou a ser percebida pela mídia como público-alvo do consumo e passou então a ficar mais exposta à comunicação publicitária dirigida a ela pelas diversas mídias, principalmente a televisão. Essas publicidades são ações diretas e indiretas que tentam seduzir as crianças etorná-las consumidoras de bens de serviços.
O principal interesse das mídias nesse público-alvo não é a grande influência no poder de consumo da família, pois os pais e familiares gastam milhões em roupas, sapatos e acessórios a fim de que a criança seja inserida na comunidade.
A influência que a criança exerce na família tem sido crescente e significativa a ponto da própria família inserira criança na cultura do consumo, permitindo que ela decida o que fazer, o que comprar e outras aquisições de bens materiais que cabem à família decidir como: tipo de celular, o modelo do carro a ser comprado e outros.

Há dez anos, segundo estudo realizado em 2003 pelo InterScience, apenas 8% das crianças influenciavam fortemente seus pais na decisão de compra. Hoje, 49% participam desteprocesso de forma intensa e, segundo este mesmo estudo, daqui a dez anos, 82% influenciarão fortemente seu pais em suas compras (MATTA ,2007, p28).

Com isso as indústrias aproveitam esse poder em potencial das crianças e fazem lançamentos de propagandas publicitárias para crianças a fim de alcançarem os adultos. Alguns programas infantis até ensinam de forma bem sutil como as crianças podemconseguir as coisas que querem dos pais.
As propagandas publicitárias e programações estão presentes na mídia todo momento e embutem na cabeça da criança que ela pode e que para ser feliz é preciso comprar e obter as coisas.
Esse tipo de propaganda e programação engana o senso critico infantil, levando muitas crianças a crescerem iludidas, frustradas e depressivas, pois não conseguem avaliar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influencia da midia no comportamento da criança
  • a influencia da midia no despertar da sexualidade de crianças e adolescentes
  • As influências positivas e negativas da mídia nas crianças e adolescentes
  • A Influencia dos Jogos Eletrônicos Violentos no Comportamento dos Adolescentes e crianças
  • A Influencia da mídia no corpo do adolescente
  • A influencia da mídia na formação de Crianças
  • Influências da mídia nas crianças
  • Influencia da mídia na educação da criança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!