A MÍDIA E AS COMUNICAÇÕES DE MASSA

Páginas: 19 (4627 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014
A MÍDIA E AS COMUNICAÇÕES DE MASSA

INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a mídia e a cultura de massa e suas implicações sociais e econômicas na atualidade, tendo por base o avanço tecnológico que vem influenciando de maneira significativa a vida das pessoas.
Tira das camadas sociais a percepção do atual cenário de mudança e a emergência de novos padrõesde mídia eletrônica de massa e pessoal divide a opinião dos especialistas em comunicação quanto ao futuro da das comunicações na era da informação massiva e excessiva. Há quem acredite que teremos uma sociedade democrática, onde todos serão agentes receptores e produtores de informação.
Uma das características mais marcantes do mundo atual é a influência dos meios de comunicação de massa (mídia)na vida cotidiana. Por isso mesmo estamos freqüentemente presenciando uma polêmica sobre os benefícios e os malefícios do poder da mídia.
A partir do desenvolvimento industrial no século XIX, os meios de comunicação de massa (MCM) em todo o mundo entraram em um processo de desenvolvimento. Somente no século XX é que as invenções como o rádio e a televisão tornaram-se as principais mídias demassa do mundo, Porém, com o aparecimento da informática e o avanço das novas tecnologias, sobretudo a internet, revolucionou o mundo das comunicações e trouxe novos estilos de mídia para a sociedade contemporânea.
Em face das incertezas sobre o que o futuro nos reserva, uma das conseqüências do atual modelo adotado pela mídia de massa é a fusão de grandes empresas de comunicação, o que se repeteem todo o mundo, sob a justificativa da chamada sinergia. Por mais absurdo que tal probabilidade represente para a democracia mundial, estamos indo em direção ao previsto mais ainda desconhecido.
O que mais assusta, porém, é que embora a tendência de monopólio se concretize a cada estudo realizado no setor, o assunto vem sendo relegado a segundo plano no campo das ciências políticas e sociais.Uma vez que o processo de globalização e a convergência das mídias tornam a sociedade cada vez mais dependente da comunicação midiática, não se pode, sob hipótese alguma, minimizar a importância de sanções políticas no campo das comunicações, sob pena de ser ter seriamente ameaçado o direito à liberdade de expressão no mundo.

A MÍDIA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
A mídia tem sidoresponsável pelo fluxo de informações em nossa sociedade, podendo influenciar sobremaneira a formação da opinião pública, seja favorável ou desfavorável, em relação à pessoas, grupos e organizações. Desta forma, nossas opiniões podem ser direcionadas, ficando comprovada a idéia de que somos condicionados sobre o quê pensar, antes e durante a formulação de nossas opiniões.
Para alguns, os primeiros meiosde comunicação de massa foram os livros (principalmente didáticos), que existem há muito tempo. Mas, normalmente, a difusão da mídia se deu no século passado. Em tal período não havia a idéia de que a difusão da informação da parte da mídia deveria ocorrer em tempo real, mas que deveria haver um intervalo de tempo limitado entre a emissão da mensagem e a sua recepção.
No curso do século XX, odesenvolvimento e a expansão capilar dos meios de comunicação de massa seguiram o progresso científico e tecnológico. De fato, os meios, além de serem meios para veicular as informações, são também os objetos tecnológicos com os quais o usuário interage.
Analisando o contexto brasileiro, LIMA (2001) diz que “o novo padrão universal vem assumindo no Brasil feições particulares” uma vez que possuicomo principais características: 1) o inalterado domínio do setor das comunicações por grupos familiares e/ou políticos; 2) a entrada das igrejas no setor das comunicações e 3) o fortalecimento da posição hegemônica da Globo. No contexto externo, Dizard (2000) aborda o exemplo do empresário australiano naturalizado americano Rupert Murdoch, diretor-geral da News Corporation, que, através de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A mídia e as comunicações de massa
  • comunicaçoes midia
  • Resumo texto “A Mídia e as Comunicações de Massa” autor: Anthony Giddens
  • Mídias de massa
  • Teoria Funcionalista das comunicações de massa
  • A teoria funcionalista das comunicações de massa
  • Midia e Comunicação em Massa
  • Evolução midias de massa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!