A luz e a sombra de Caravaggio - São Jerônimo que Escreve

935 palavras 4 páginas
A luz e a sombra de Caravaggio

Nome: Michelangelo Merisi da Caravaggio (38 anos)

Quem foi: Tão exímio nos pincéis quanto no espadachim, o pintor italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. Michelangelo Merisi da Caravaggio, conhecido como Caravaggio, é normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família, que ele adotou como nome artístico.

Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Dono de um temperamento violento e impulsivo. Sua biografia acidentada foi marcada por bebedeiras, sexualidade ambígua, amores de bordel, dívidas, duelos e assassinatos. Volta e meia ele tinha de se refugiar em lugares distantes de sua residência em Roma, como as ilhas de Malta e da Sicília, numa época em que os deslocamentos não eram fáceis e as epidemias, ao contrário, caminhavam a passos largos.

Por isso viveu pouco – e também pintou pouco: ele dividia seu tempo, de igual para igual, entre as tabernas e o ateliê. Ao todo, as telas “realmente autênticas” do gênio do chiaroscuro feitas em 15 anos de atividade não devem ultrapassar 40. É de imaginar, portanto, a dificuldade de se reunir duas dezenas delas em uma mesma exposição – distribuíram-se pelos maiores museus do mundo, fazendo eco à vida nômade do autor.

Nascimento: 29 de Setembro de 1571 - Milão, Itália. Morte: 18 de Julho de 1610 - Porto Ercole, Itália.

Causa da Morte: Febre.
OBS: Caravaggio pode ter morrido de envenenamento por chumbo . Ossos com altos níveis de chumbo foram encontrados recentemente em uma cova provável que seja de Caravaggio. Tintas utilizadas na época continha grandes quantidades de sais de chumbo. Caravaggio é conhecido por ter o espectáculo de comportamento violento, como a causada por envenenamento por chumbo.

São Jerônimo que Escreve (1605)

Também conhecida como São Jerônimo Penitente, esta

Relacionados