A LUTA PELO DIREITO

Páginas: 14 (3443 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
A linguagem jurídica de Ihering

Introdução
O objetivo deste trabalho é estudar a linguagem jurídica de Ihering, no livro “A luta pelo direito” edição da editora Redeel, onde ficamos responsáveis pelas páginas de número 37, até a página de número 48. Para tanto, no item 2.0, Enunciação e Problema Retórico, em 2.1, será estudada a Enunciação e, em 2.2, será identificado o Problema Retórico deIhering e as formas que ele usou para resolvê-lo. Em 3.0 A Retórica de Ihering, em 3.1, estudar-se-á a linguagem utilizada pelo autor, enfocando-se os vocábulos jurídicos, os eruditos o alcance da comunicação; em 3.2, serão analisados os argumentos retóricos, apresentados com citações literais e comentários; em 3.3, as figuras de retórica, com citações literais, negritando-se e destacando-se asfiguras identificadas nos trechos citados, e comentando-se o valor delas para a força persuasiva. Em 4.0, serão apresentadas as considerações finais, sendo que, em 4.1, o grupo fará uma avaliação do valor do trabalho para a disciplina de Português Forense, e em 4.2, o grupo avaliará o proveito da realização do trabalho para a formação acadêmica e profissional. 5. Relatório da atividade.2.0 – Enunciação e Problema Retórico:
2.1 – A enunciação em Ihering:
Enunciação é o ato de produção do discurso ou do enunciado, deixando nele marcas que a identificam, quando é explícita, ou pressupondo-a, quando implícita. Ihering usou da enunciação na luta pelo direito, usando-a em suas duas classificações e sendo exemplificado abaixo:
Enunciação Implícita: Seidentifica por elementos de primeira ou de segunda pessoa não estarem presentes.
“Suponhamos um estado de coisas em que o indivíduo não tenha a proteção que asseguram a polícia e uma boa administração da justiça, remontemo-nos aos tempos primitivos, como em Roma, em que o procedimento contra ladrão e o bandido era exclusivamente entregue ao que fora lesado.” (Pg 44.)
“Afastemos, pois, essa moralque jamais, incutirá no povo ou no indivíduo sentimento algum pelo direito e que é apenas sinal e produto do sentimento legal paralisado e enfermo, resultado do grosseiro materialismo dominando o direito, materialismo que tem nesse domínio sua razão de ser.” (Pg 41.)
Enunciação Explícita: Identifica-se principalmente pelo uso da primeira pessoa em seu texto.
“Eu me apóio sobre meu título". (Pg45)
"Eu a paguei caro, ela é minha e eu a quero”. (Pg 39)

2.2 – Conceituando o problema retórico em Ihering:
Pode-se dizer que ele se encontra na ação retórica, quando um comunicador confronta um público que percebe, entende ou acredita de um jeito, e esse comunicador almeja que o público perceba, compreendo ou acredite de outro jeito. Ihering apresenta soluções para resolução do problemaretórico que serão expostas ao decorrer deste tópico, antes de tal apresentação um exemplo do problema retórico de Ihering pode ser encontrando na frase a seguir:
“É possível que o verdadeiro sentimento da propriedade, porque não entendemos, sob essa expressão, o amor do lucro, a procura do dinheiro e da fortuna, mas o nobre sentimento do proprietário, cujo modelo temos apresentado no camponês, quedefende seus bens não tanto pelo seu valor, mas porque são seus.” (Pg. 37).
Ihering usa de sua retórica na frase acima para tentar convencer e mostrar ao um público convencido previamente a respeito do sentimento de propriedade e até mesmo a ganância, ele quer mostrar ao leitor que o problema retórico pode ser resolvido se for tratado da maneira correta. Na citação acima o público é convicto deque o sentimento da propriedade é principalmente o amor ao lucro, com isso tornam-se seres que sempre desejam mais, porém tenta convencê-los de que um simples camponês almeja por assegurar seus bens, podendo ser até obsoletos ou de baixo custo, mas o camponês almeja assegurar-lhes por ter a sua posse, sem mostrar desejo apenas de assegurar-lhes para garantir mais bens posteriormente.

Ihering...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A luta pelo direito
  • A luta pelo direito
  • A luta pelo direito
  • A luta pelo direito
  • A luta pelo direito
  • A luta pelo direito
  • A luta pelo direito
  • A luta Pelo Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!