A LUTA DA ANTIGA IGREJA CATÓLICA

Páginas: 8 (1873 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
A LUTA DA ANTIGA IGREJA CATÓLICA IMPERIAL PARA SOBREVIVER, 100-313
CAPÍTULO 8

FÁBULAS OU SÃ DOUTRINA ?
Os cristãos do segundo e terceiro século tiveram que fazer o que todo estrategista tenta evitar: lutar em duas frentas. Ao mesmo tempo em que lutava para preservar sua existência diante das tentativas do estado romano de acabar com ela, a igreja lutava também para preservar a purezada doutrina.
I. HERESIAS LEGALISTAS
Grupos de ebionita criam que a lei judaica era a maior expressão de Sua vontade e que continuava válida para o homem. Alguns dos membros mais equilibrados da seita que a lei tinha autoridade apenas para os critãos judeus; outros achavam que também gentios como cristãos judeus estavam sob domínio da lei de Moisés e que não havia salvação fora dacircuncisão e da lei de Moisés. Depois da destruição de Jerusalém pelos romanos em 135, perderam sua influência, mas sua existência e suas crenças mostrara que a igreja teve que lutar desde cedo pelo princípio de que somente a fé em Cristo justifica o indivíduo diante de Deus.

II. HERESIAS FILOSÓFICAS
O maior perigo para s pureza doutrinária da fé cristã veio da filosofia grega. Mais gentiosda que judeus se converteramao cristianismo.
A. Gnosticismo.
O gnosticismo, a maior das ameaças filosóficas, chegou ao máximo de sua influência ao redor do ano 150. Suas raízes estão fincadas nos tempos do Novo Testamento.
O gnosticismo surgiu do desejo humano natural de criar uma teodiceia, isto é, uma explicação para a origem do mal. Era também um sistema lógico ou racionalque ilustrou a tendência humana de procurar repostas às grandes questões da origem do homem. Foram necessárias as habilidade intelectual e a força espiritual do polemista Irineu e o desenvolvimento de uma regra de fé e um cânon da Bíblia pela igreja para superar a ameaça desse movimento ao cristianismo.
O dualismo era um dos principais fundamentod do gnosticismo. Os gnósticos defendiamuma separação entre os mundos material e espiritual. Para interpretar Cristo, eles adotaram a doutrina conhecido como Docetismo. Como a matéria era má, Cristo não podia ter um corpo humano apesar de a Bíblia dizer ao contrário.
A tarefa de Cristo era ensinar uma gnosis ou conhecimento especial que ajudaria ao homem a se salvar por um processo intelectual. A salvaçãoque era apenas para aalma ou parte da alma espiritual do homem, viria não com a fé mas com a gnosis especial que Cristo comunicaria à elite, que seria mais beneficiada.
Marcion por entender que o judaísmo era mau, rejeitou a Bíblia judaica e o Javé nela apresentado. Ele formou seu próprio cânon, que incluia o Evangelho de Lucas, os Atos e dez cartas identificadas com o nome de Paulo. Foi expulso por causadestas ideias . Ele fundou, então, sua própria igreja.
Uma crítica do gnosticismo a partir da Bíblia logo indicará que a igreja foi sábia em luter contra essa doutrina. Quando Marcion formou seu cânon do Novo Testamento, a igreja foi forçada como auto-defesa a se preocupar com o problema de que livros seriam considerados canônocos e autoritativos para a fé e para a vida.
B. ManiqueismoO maniqueismo, em alguns pontos semelhante ao gnosticismo, foi fundado por um homem chamado Mani ou Maniqueu (c. 216 - 276). Mani cria em dois princípios eternos e em oposição. O homem primitivo puro, caracterizado pela posse da luz pura, nasceu pela emanação da mãe da vida que, por sua vez, era uma emanação superior do chefe de reino da luz. Oposto ao rei da luz, era o rei das trevas queenganava o homem primitivo de tal modo que perdera parte de sua luz e se tornara um ser com a luz bipartida de espírito e matéria.
C. Neoplatonismo
Pode-se dizer que há três tipos de miticismo. Há um tipo epistemológico de miticismo em que a ênfase é colocada sobre a forma como o homem conhece a Deus. Outros seguem um tipo metafísico de miticismo, em que o espírito do hoem é visto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Igreja Catolica
  • igreja catolica
  • Igreja catolica
  • A igreja católica
  • igreja católica
  • Igreja Católica
  • a igreja catolica
  • Igreja Católica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!