A luta antimanicomial é uma demagogia

Páginas: 4 (818 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2011
Campanha contra a internação de doentes mentais demagogia

A CAMPANHA contra a internação de doentes mentais foi inspirada por um médico italiano de Bolonha. Lá resultou num desastre e, mesmoassim, insistiu-se em repeti-la aqui e o resultado foi exatamente o mesmo.
Isso começou por causa do uso intensivo de drogas a partir dos anos 70. Veio no bojo de uma rebelião contra a ordem social, queera definida como sinônimo de cerceamento da liberdade individual, repressão "burguesa" para defender os valores do capitalismo. A classe média, em geral, sempre aberta a ideias "avançadas" ou"libertárias", quase nunca se detém para examinar as questões, pesar os argumentos, confrontá-los com a realidade. Não, adere sem refletir.
Havia, naquela época, um deputado petista que aderiu à proposta,passou a defendê-la e apresentou um projeto de lei no Congresso. Certa vez, declarou a um jornal que "as famílias dos doentes mentais os internavam para se livrarem deles". E o poeta Ferreira Gullar, quelidava com o problema de dois filhos nesse estado, disse: "Esse sujeito é um cretino. Não sabe o que é conviver com pessoas esquizofrênicas, que muitas vezes ameaçam se matar ou matar alguém. Nãoimagina o quanto dói a um pai ter que internar um filho, para salvá-lo e salvar a família. Esse idiota tem a audácia de fingir que ama mais a meus filhos do que eu".

Esse tipo de campanha é uma formade demagogia, como outra qualquer: funda-se em dados falsos ou falsificados e muitas vezes no desconhecimento do problema que dizem tentar resolver. No caso das internações, lançavam mão da palavra"manicômio", já então fora de uso e que por si só carrega conotações negativas, numa época em que aquele tipo hospital não existia mais. Digo isso porque trabalhei em muitos hospitais psiquiátricos,públicos e particulares (Hospital Mental de Messejana (HSMM), Instituto de Psiquiatria do Ceará (IPC), Hospital Nosso Lar), mas em nenhum deles havia cárceres ou "solitárias" para segregar o "doente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A luta antimanicomial
  • Luta Antimanicomial
  • A luta antimanicomial
  • Luta antimanicomial
  • Luta antimanicomial
  • LUTA ANTIMANICOMIAL
  • Luta Antimanicomial
  • Luta Antimanicomial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!