A ludicidade na educação

Páginas: 12 (2880 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
Protocolo: 73540638

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

RENATO RODRIGUES PEREIRA

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM: APRENDER BRINCANDO

XINGUARA
Xinguara
2011

RENATO RODRIGUES PEREIRA

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM: APRENDER BRICANDO

Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso que será apresentado à UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, como requisitoparcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia.

Orientador: Profª. Melina Klaus
Prof. Fábio Goulart de Andrade
Tutor de Sala: Paullete Abadessa Bernardes Xavier.

Xinguara
2011

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará uma reflexão sobre a importância do lúdico no processoensino-aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Será realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de levantar argumento sobre a importância do lúdico como facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento. Pois há muito tempo discute-se a questão da lúdicidade e sua importância no processo de ensino-aprendizagem e na formação da personalidade humana.
A ludicidade éassunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, por ser o brinquedo (brincar) a essência da infância, seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. Por isso, não podemos utilizar no processo de ensino-aprendizado institucional o brincar pelo brincar e sim, utilizar a brincadeira com a intencionalidade pedagógica.Independentemente de época, cultura e classe social, o lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras) faz parte da vida das crianças, pois elas vivem em um mundo de fantasias, de encantamentos, de alegrias, de sonhos onde a realidade e o faz-de-conta se confundem.
Na sociedade de mudanças aceleradas em que vivemos, somos sempre levados a adquirir competências novas, tais como a utilização de brincadeirase jogos em nossa ação pedagógica, fazendo despertar em nossos alunos o gosto pela vida e levando-os a enfrentarem os desafios que lhe surgirem ao longo de sua existência. Este trabalho visa mostrar o quanto o “lúdico” pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças, levando aqueles que trabalham com as mesmas, tomarem consciência da relação dobrincar com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
A partir disso, quero tornar evidente a importância do “lúdico” para o desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos, diante das freqüentes pesquisas que revelam as dificuldades de aprendizado dos alunos das escolas brasileiras. O lúdico não vem como a única solução, mas como um importante e possível caminho rumo à solução, ou seja, amelhoria na qualidade do ensino oferecido às nossas crianças
Quando brinca a criança tem oportunidade de se desenvolver. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, brincar desenvolve a linguagem, o pensamento, a concentração e a atenção. Segundo VYGOTSKY, apud REGO (1995 p, 82):
... A brincadeiratem função significativa no processo de desenvolvimento infantil. Ela também é responsável por criar uma zona de desenvolvimento proximal justamente porque, através da imitação realizada na brincadeira, a criança internaliza regras de conduta, valores, modo de agir e pensar de seu grupo social, que passam a orientar o seu próprio comportamento e desenvolvimento.

A escolha do tema justifica-sepelo fato de que os resultados da educação, apesar de todos os seus projetos, continuam insatisfatórios, percebendo-se a necessidade de mudanças. Nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ludicidade e educacao
  • Ludicidade educação
  • A ludicidade na educação
  • Ludicidade na educação
  • Ludicidade na educação
  • ludicidade e educação
  • A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO
  • Ludicidade na educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!