A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO

Páginas: 18 (4361 palavras) Publicado: 25 de julho de 2013
SUMÁRIO


1.0 LÚDICO NA EDUCAÇÃO.................................................................................02
1.2 O JOGO.............................................................................................................02
1.3 O BRINQUEDO..................................................................................................04
1.4 ABRINCADEIRA...............................................................................................06
2.0 O EDUCADOR E O LÚDICO.............................................................................07
3.0 PIAGET..............................................................................................................08
3.1 O JOGO PARAVYGOTSKY.............................................................................09
3.2 PIAGET & VYGOTSKY......................................................................................10
4.0 A LITERATURA NO LÚDICO............................................................................11
5.0 METODOLOGIA...............................................................................................13
6.0REFERÊNCIAS.................................................................................................14




































O LÚDICO NA EDUCAÇÃO


O emprego do lúdico nas escolas é um recurso pedagógico de fundamental importância, e não deve ser negligenciado, pois só é considerado um método eficaz se for desempenhado com a função de instruir simultaneamente com a dedivertir.
Isto porque a atividade lúdica promove tanto o desenvolvimento psicológico, social, cognitivo e até corporal da criança.
A ludicidade tem como característica lidar com emoções e por isso traz a tona sentimentos de alegria, companheirismo e cooperação, mas também pode evocar sentimentos de medo, ansiedade ou frustração.
Por isso, Rau (2011, p.28) afirmaque a ludicidade é uma possibilidade pedagógica que, fortalecida pelos diferentes tipos de linguagem, com a música, a arte, a dramatização, a dança, o desenho, entre outros, torna significativo os conceitos a serem trabalhados.
Percebe-se que as crianças quando estão brincando elaboram raciocínio lógico e melhoram a sua comunicação, desta forma estão se socializando e aprendendosignificativamente.
Para tanto, é necessário que os educadores tenham conhecimento e compreensão do domínio desses jogos e brincadeiras, para melhor emprego do lúdico nas escolas.
Nesta perspectiva, quando a prática pedagógica é trabalhada a partir de atividades com o lúdico, os educadores são conduzidos a pensar em mudanças que sejam significativas para o meio educacional,dando ênfase ao desenvolvimento cognitivo para provocar o amadurecimento do ser humano a partir da ludicidade.
Pode-se entender o universo lúdico como parte fundamental da construção social da subjetividade social da criança, elaborando valores que a sociedade lhe apresenta como importantes e indispensáveis para seu convívio social.
A ludicidade se define pelas ações dobrincar que são organizadas em três eixos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira.


O JOGO


Para que o professor e demais profissionais da educação tenham uma formação lúdica de qualidade, é preciso estar atento a ações que valorizam a criatividade, a sensibilidade, o bom convívio social, afinal, sabemos que é através do outro que se dá a apropriação dos objetos culturais.Por isso brincar é coisa séria e envolve grande responsabilidade por parte do adulto, pois em grande parte é ele que conduz a brincadeira, assim, seja em momentos livres ou planejados, a ludicidade deve ser vivenciada de maneira prazerosa.
Quando nós, educadores, olhamos a ludicidade como uma atitude pedagógica, devemos estar voltados primordialmente ás necessidades e interesses dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ludicidade e educacao
  • Ludicidade educação
  • A ludicidade na educação
  • Ludicidade na educação
  • Ludicidade na educação
  • ludicidade e educação
  • A ludicidade na educação
  • Ludicidade na educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!