A loja MeuShox é confiavel ?

1898 palavras 8 páginas
ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR RODRIGUES CAMPOS

FESTAS

NOMES: Camilla,Luis Gustavo,Leandro e Suzan
TURMA: 301

FESTAS SEGUNDO JEAN DUVIGNAUD
Jean Duvignaud foi um escritor, crítico de teatro, sociólogo, dramaturgo, ensaísta, cenógrafo e antropólogo francês.Na sua obra "Fêtes et civilisations" (Festa e Civilizações), ele tenta compreender este momento da vida social, onde uma comunidade se encontra reunida por uma actividade, livre das suas ordens e das suas hierarquias. Noutra, interroga-se sobre os lugares dedicados ao tempo e aqueles dedicados ao espaço.
Jean Duvignaud (1976, 1983), ao tentar uma definição de festa também chega a uma classificação que reitera a participação como elemento fundamental da festa e que permite dividi-la em dois tipos básicos: Festas de Participação e Festas de Representação.
Na categoria das Festas de Participação incluem-se cerimônias públicas das quais participa a comunidade no seu conjunto. Os participantes são conscientes dos mitos que ali são representados, assim como dos símbolos e dos rituais utilizados. Algumas festas religiosas, como as bacanais da Antigüidade, as festas de candomblé do Brasil e a maior parte dos carnavais pertencem, para Duvignaud, a esta categoria.
Na categoria das Festas de Representação, contam-se aquelas que apresentam “atores” e “espectadores”. Os atores, que podem ser em número restrito, participam diretamente da festa organizada para os espectadores que participam indiretamente do evento ao qual atribuem, entretanto, uma dada significação e pela qual são mais ou menos afetados. O elemento importante é que os participantes são em número limitado enquanto os espectadores são muito numerosos, especialmente hoje, com as reportagens diretas via televisão. É preciso sublinhar que os espectadores e os atores são conscientes das "regras do jogo" (ritos, cerimônias e símbolos), mas que eles "percebem" o evento de modo

Relacionados