A logística do passado ao presente: uma visão mercadológica através dos tempos

Páginas: 9 (2115 palavras) Publicado: 31 de março de 2013
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Departamento de Economia, Contabilidade e Administração
Curso – Tecnologia em Logística

Lucélia Aparecida da Silva
Maria Eduarda da Costa Matias
Wagner Oliveira Luz






A LOGÍSTICA DO PASSADO AO PRESENTE: UMA VISÃO MERCADOLÓGICA ATRAVÉS DOS TEMPOS






TAUBATÉ
2012


A LOGÍSTICA DO PASSADO AO PRESENTE:
UMA VISÃO MERCADOLÓGICA ATRAVÉS DOS TEMPOSResumo
Este trabalho tem como objetivo comparar as transformações pelas quais a Logística passou ao longo dos anos, desde a sua concepção inicial ao processo evolutivo vivenciado. Tal processo foi apresentado em quatro fases distintas, mas que resguarda a profunda unidade que há entre um tópico e outro. Ao se analisar esta evolução explorou fases seqüenciais. Baseados na visão de como aabertura do mercado trouxe mais competitividade e abrangência de um setor, antes pouco reconhecido, e que agora se projeta como peça fundamental para o sucesso ou o insucesso de muitas operações, demonstrou – se as simetrias e assimetrias pelo qual o processo logístico foi articulado. Com isso, foi visto que a logística ganhou de vez espaço nas organizações e passou a fazer parte das estratégias demercado com foco em operações eficientes e lucrativas.
Palavras-chave: Logística; Evolução; Cadeias Produtivas e Transformações.














1– Introdução
Segundo Novaes (2001) o pensamento logístico teve sua introdução no início do século XX, numa época que prevalecia a economia agrária. De forma que as atividades logísticas desenvolvidas até então, limitava-se ao transporte ea distribuição física da produção agrícola.
A partir de 1940, no entanto, a Logística começou a englobar um maior número de atividades, relacionadas, sobretudo, com transporte, suprimentos, construção, e assistência a feridos. A Logística foi então dividida em dois segmentos: distribuição física e suprimentos.
Numa época bastante marcada pelos preparativos para a II Guerra Mundial, nos EUA, otermo logística empresarial se desenvolveu, tendo como maior preocupação o fornecimento de armamentos e munições às missões militares.
Ao entrar em guerra, o governo americano propôs uma estratégia produtiva, em meio a qual, a população do país, bem como as forças produtivas foram voltadas para a produção bélica. Pôde-se observar dessa forma, o desenvolvimento de produtos de forma padronizada(Novaes 2001) propõe uma classificação para a evolução do processo logístico que tem seu início no período pós-guerra, em meio ao qual a Logística atuou de forma segmentada, passando a seguir por um processo de integração envolvendo três níveis: rígida, flexível e estratégica. Os diferentes níveis de integração caracterizam bem o grau de relacionamento que os vários elos da cadeia de suprimentos foramadquirindo, no decorrer dos anos.
De tanto buscar alternativas encontraram na crescente e evolutiva logística a saída racional para continuarem competitivas e mais ainda em constante crescimento, só que para isso foi preciso assim como a logística amadurecer a ponto de continuarem ofertando seus produtos a um público mais e mais exigente ( Novaes,2001 ).

1.2 – Primeira Fase: Atuação SegmentadaAtender os consumidores passou a ser o foco das indústrias por meio de varejistas locais, a administração desses varejistas constituía em formar estoques elevados modelo que logo se mostrou pouco eficiente, estoques elevados se traduz em custos para sua manutenção e fatalmente são repassados para os clientes no estágio seguinte. Esse foi o primeiro desafio a ser separado pelas indústrias evarejistas, pois ambos os lados tinham estoques elevados e a instabilidade da demanda não proporcionava uma análise mais assertiva do comportamento consumidor.
Nesta fase as vendas para serem realizadas dependiam de um ponto comercial convencional, como o estoque era o elemento chave nesses estabelecimentos o vendedor tinha conhecimento total da disponibilidade dos produtos e ao efetuar a venda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tempos verbais:passado,passado contínuo e presente
  • Passado e presente
  • Os passado e o presente
  • “VITÓRIA ANTIGA, um olhar sobre o passado, através da fotografia, com reflexões do presente”
  • Presente, passado e futuro: o “envelheser” sob a visão analítica junguiana
  • Tempo Presente
  • manifestação do passado e do presente
  • O território brasileiro: do passado ao presente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!