A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZA O JANINI

4133 palavras 17 páginas
A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Serra
2014

A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Janini Fernandes de Assunção – jafer.fernandes@hotmail.com
Prof. Esp. Paulo de Tarso Lopoes

RESUMO
A literatura é a arte da palavra e pode ter várias funções, mas a primordial é despertar o gosto pela leitura e o prazer de ler.
O educador é o modelo de leitor e precisa gostar de ler. O contato com a leitura deve ser desde muito cedo, pois é, muito importante para a formação da criança.
Todos os aspectos da linguagem devem ser potencializados no trabalho educativo com os livros infantis, aspecto literário, aspecto prazerozo e lúdico.
É preciso ter critério para escolher os textos a serem oportunizados à criança e o contato com pessoas e colegas que leem é fundamental para despertar o gosto pela leitura.
O clima tem que ser favorável para dá oportunidade de expressar opniões e valorizar a leitura garantindo espaço e tempo para que a formação de qualidade aconteça.

Palavras-chave: Leitura – Escola – Aprendizagem – Conhecimento

1. INTRODUÇÃO

A leitura é a direção para a percepção de mundo. Quanto mais um indivíduo lê mais inserido com o meio ele será. A leitura pode ser feita de diversas maneiras, uma delas é pela escrita, onde pode ser observados através de livros, jornais, revistas, dentre outros dos quais se utilizam símbolos reconhecíveis por uma determinada sociedade.
O professor juntamente com os pais, tem que ter consciência da grande importância que é a parceria entre si. Esse trabalho tem como o objetivo geral o reconhecimento da necessidade que o indivíduo desde cedo desenvolva a leitura.
A leitura deve ser fundamental para a formação do cidadão, como um ser em constante transformação atuando no meio em que se insere. Sendo assim a leitura não se restringe somente aos professores de português, mas a todos de diversas áreas, devendo se interessar para a construção de

Relacionados