A linguagem e o discurso jurídico à luz do século xxi

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
CAVALIERI FETZNER N. L. A linguagem e o discurso jurídico à luz do século XXI: Aspectos históricos e conceituais. 3ª ed., 2008, p. 1-9.


No texto apresentado o autor se propõe discursar sobre alinguagem jurídica no que tangente a sua acessibilidade de compreensão aos diversos leitores, sejam eles do campo jurídico ou um cidadão comum. Faz críticas ao uso excessivo e indiscriminado do latimnos textos jurídicos.

Inicialmente faz uma definição de linguagem, destacando ser ela um derivado da língua, significando o modo de serem enunciados os pensamentos. Em seguida, aponta aLingüística como a ciência que estuda a linguagem, sendo dividida em diversos ramos: Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Analise do Discurso, Pragmática, Sociolingüística, Psicolingüística. Nocontexto jurídico são aplicadas quatro perspectivas: semânticas, discursivas, pragmáticas e sociolingüísticas.

Segundo o jurista Edmundo Nascimento, expressão lógica, breve, clara e precisa sãoqualidades da linguagem jurídica escrita.

O fato observado na linguagem jurídica é a utilização de termos de difícil entendimento ou muitas vezes ultrapassados que prejudicam a informação a sertransmitida. O autor ressalta o uso exagerado de termos e expressões em latim e alerta os jovens advogados sobre o uso indiscriminado de uma língua que não se domina, seja em termos ortográficos ou emtermos de significação. O latim deve ser repensado dentro da linguagem jurídica, pois a Justiça tem um sentido de inclusão social. O autor propõe uma diminuição desses termos, a fim de possibilitar aoleitor maior clareza e compreensão dos textos, para que não haja falha na comunicação, por falta de repertório comum entre o operante de Direito e o receptor.

Em consonância ao que foi expostoacima, o autor apresenta a perspectiva do Desembargador Sérgio Cavalieri Filho de que a linguagem jurídica se aproxime da linguagem jornalística, por seu cunho informativo e direto, sendo que o Direito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da linguagem na construção do discurso jurídico
  • A realidade do direito como linguagem: o discurso jurídico e suas espécies
  • Direito e Linguagem Linguagens Formal e Natural na Formação do Discurso Jurídico
  • O século XIX no século XXI
  • Século xxi
  • Seculo XXi
  • Seculo XXI
  • século XXI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!