A LINGUAGEM E A EDUCAÇÃO

Páginas: 2 (387 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O que é um leitor competente?
Um leitor competente é aquele que sente prazer em ler e nas descobertas que faz com a leitura. Descoberta de um novo mundo e de si mesmo; pois quando o sujeito lê, eleestá se conscientizando da história, do mundo, e da sua própria, o que lhe permite questionar seus valores e suas posturas e, assim, construir uma identidade.
O que se deve ressaltar é aimportância de se ter uma prática de leitura que prepare leitores capazes de não só participarem da sociedade na qual convivem, mas principalmente de tentarem transformá-la. Para isso, é necessário opapel do professor como mediador nesse processo, que esse educador atente para o caráter social do ato de ler, uma vez que, no momento da leitura, trocam-se valores, crenças, gostos, que não pertencemsomente ao leitor, nem ao autor do texto lido, mas a todo um conjunto sociocultural.
Linguística Textual contribuem para o aperfeiçoamento da prática pedagógica do ensino de línguas viacompreensão, interpretação e produção textual. Sempre visando desenvolver a competência lingüística Quando falamos de linguística pode gerar alguns conflitos teóricos em relação às práticas pedagógicas, essas porsua vez quando se encontra com a língua materna se torna um alvo constante de preocupação. Já que alguns alunos apresentam dificuldade na leitura e na compreensão de textos.
A escola tem como umde seus principais objetivo o de fazer com que os alunos se tornem capazes de utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem. Quanto a construção de textos, é possível perceber que osconhecimentos das Linguísticas Teórica, Aplicada e a Textual, contribui para o aperfeiçoamento da prática pedagógica do ensino de línguas via compreensão, interpretação e produção textual.
O professor tem aconsciência que para desenvolver a leitura, a interpretação de texto e a escrita, é a grande dificuldade do aluno e isso piora quando o próprio professor não é um leitor, e assim parte a questão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação e linguagem
  • Linguagem e Educação
  • A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO APLICADA NA EDUCAÇÃO
  • A linguagem musical na educação infantil
  • A linguagem, e a sua importância na educação
  • PENSAMENTO E LINGUAGEM: ARTE-EDUCAÇÃO
  • Educação física e linguagem
  • Educação Infantil e suas diferentes linguagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!