A linguagem para o jurista

Páginas: 2 (355 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
 A Linguagem para o Jurista
A vírgula é um sinal de pontuação. Tem como função indicar uma pausa ou separar itens de mesmo valor sintático. O empregodesse sinal é muito importante para compreensão e interpretação do texto, seja ele jurídico ou não.
Desde a infância, já temos necessidade de contato com a língua portuguesa. Muitos gostam, outros nemtanto. Mas acontece que, os que anteriormente não deixaram o estudo dessa língua fazer parte de sua rotina, atualmente se arrependem muito.
Despercebidamente, muitos brasileiros que não têm umaligação positiva com a nossa língua, perdem muitas oportunidades na vida, sejam profissionais, acadêmicas e até mesmo em sua vida pessoal. E isso também se aplica principalmente na vida de um jurista,que deve ter uma linguagem única e formal.
O jurista que não tiver domínio da sua própria língua, fica prejudicado em sua carreira e dá maiores chances aos concorrentes. Sendo assim, fica muitoclaro que se não mesclarmos a Ciência Jurídica com a língua portuguesa, o jurista não saberá comunicar-se oralmente, não saberá interpretar as leis da melhor forma possível e, principalmente, nãoconseguirá elaborar peças, atividade elementar no estudo da ciência jurídica e no seu exercício profissional.
Inúmeras vezes nos deparamos com interpretações sem sentido, peças mal elaboradas esustentações orais incoerentes. Até mesmo na comunicação com outros estudantes ou profissionais da área do Direito, devemos observar as formalidades do português, e esses pequenos detalhes resultam em pontosnegativos no julgamento da sociedade.
Certamente, com tudo isso que lhes foi mostrado, foi notada a indispensabilidade da nossa língua. Hoje em dia o jurista com um conhecimento oral e escritodiferenciado, ou seja, que fale e escreva bem, se destaca. No entanto, devemos dar mais importância atenção a essa necessidade de ter um bom português, já que ele esta conosco desde o nascimento e nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • jurista
  • Jurista
  • Jurista
  • Jurista
  • Jurista
  • Jurista
  • o perfil dos juristas
  • Juristas de Amanha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!