A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO

Páginas: 3 (504 palavras) Publicado: 4 de maio de 2014
Anexo
A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO*

"A importância da linguagem para o desenvolvimento da civilização reside no fato de que nela o homem colocou um mundo próprio ao lado do outro,posição que julgava bastante sólida para dali erguer o resto do mundo sobre os seus eixos e se tornar senhor do mundo."Friedrich NietzscheVárias são as conceitualizações sobre linguagem. Mas, como podemos defini-la? Angélica Furtado da Cunha, Marcos Antônio Costa eMário Eduardo Martelotta dão-nos um excelente auxílio conceitual.
A linguagem pode ser definida como a capacidade que apenas os seres humanos possuem para se comunicar, por meio de línguas. Estadefinição é dada pelos autores de uma forma sublime e muito esclarecedora, já que várias conceituações do termo se apresentam como obscuras, insatisfatórias ou inconclusivas.
O que diferencia o homem (homosapiens) do restante dos outros animais é aquilo que os antigos gregos chamavam de logos- que pode ser definido como razão, lógica, discurso etc. Enquanto os outros animais são guiados unicamente porsensações, emoções e por seu instinto de sobrevivência, o homem tem a prerrogativa de ser guiado pelo logos. A linguagem humana como tal, tem sua base nesta razão. O homem se comunica através de gestos,palavras (escritas ou faladas), por figuras, símbolos etc.
Uma das piores facetas da alma humana é o seu desejo de dominação sobre os seus semelhantes. Toda a história nos fala das atrocidadescometidas pelo homo sapiens no seu intuito e tentativa de concretizar esse nefasto fim. Escravidão, alienação cultural, religiosa, política, supressão dos direitos individuais como cidadão etc, fazem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DIREITO
  • EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO
  • As organizações vistas como instrumentos de dominação
  • Organizacoes vistas como instrumentos de dominação
  • A divisão do trabalho como instrumento de dominação.
  • As Organizações Como Instrumentos de Dominação
  • Resumo as organizações vistas como instrumentos de dominação
  • A Face Repulsiva: As organizações como Instrumentos de Dominação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!